Alentejo guarda muitos tesouros para amantes de vinhos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Alentejo guarda muitos tesouros para amantes de vinhos

O Alentejo, maior região de Portugal, é conhecido por seus vinhos de altíssima qualidade. Não é à toa que o destino é destaque quando o assunto é enoturismo: são diversas propriedades espalhadas pelo território alentejano, que oferecem as mais variadas e inesquecíveis experiências enogastronômicas.

Foto: Divulgação

A Adega Mayor, em Campo Maior, a primeira adega de autor de Portugal já chama a atenção na chegada por seu projeto arquitetônico que é referência no mundo todo, assinado por Siza Vieira. Lá, os viajantes podem ver de perto como são feitos os vinhos, conhecer a propriedade, aprender sobre a produção, participar de degustações e assistir a workshops especiais. Na época das vindimas, entre os meses de agosto e setembro, também é possível participar da colheita. A Adega Mayor também tem experiências não relacionadas ao vinho, como passeios de barco e bicicleta e voos de balão.

Foto: Divulgação

Já a Adega Vila Santa, faz parte do renomado Grupo João Portugal Ramos. Situada em Estremoz, é o local que o importante produtor escolheu para fazer seus primeiros vinhos, em 1989. Provas de vinhos e almoços são apenas o começo das opções enoturísticas da adega: há também piqueniques nas vinhas, tapas com vinhos, a incrível experiência de ser enólogo por um dia, workshop de cozinha e até mesmo um jogo no estilo escape room.

Foto: Divulgação

A CARMIM, ou Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, tem 50 anos de história e 850 associados, que correspondem a mais de 3,6 mil hectares de vinhas. Produz 74 rótulos diferentes, dos brancos aos tintos, passando por licorosos, rosés e espumantes. Os programas de enoturismo podem incluir atividades como visita guiada, provas de vinhos e petiscos, visita à wine shop, atividades nas vindimas, entre outros.

Em uma propriedade de 500 hectares na região do Lago Alqueva foi criada a Herdade Abegoaria dos Frades. O objetivo do local é se tornar um dos melhores projetos enoturísticos de Portugal. Para isso, além da produção de vinhos, conta também com um belíssimo hotel de charme. Os visitantes podem conhecer toda a propriedade em um passeio de jipe, provar os vinhos à beira da piscina, fazer piquenique nas vinhas ou até mesmo apreciar um jantar romântico após curtir o pôr do sol de uma das torres da Abegoaria.