CCBB SP recebe mostra de cinema internacional voltada para crianças - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

CCBB SP recebe mostra de cinema internacional voltada para crianças

A mostra “Um Giro Pelo Mundo” no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo traz o cinema de diversos países ao público infantil e atividades criativas e culturais para as férias de janeiro.

Foto: Centro Cultural Banco do Brasil

Os filmes selecionados para Um Giro Pelo Mundo – Navegando Pelo Cinema Infantil promovem uma viagem por novas culturas e aproximam crianças e adolescentes brasileiros e de outros países. A proposta é construir uma relação acolhedora para as diferenças, promover o reconhecimento de aspectos de igualdade e ser o ponto de partida para a mudança que precisamos.

Foto: Centro Cultural Banco do Brasil

Com longas e curtas, live actions e animações, de dez países, o festival traz um panorama da produção contemporânea voltada ao público infantojuvenil. Gana, participa com “Kwaku Ananse”, um curta de Akosua Adoma Awusu, que combina realismo e fantasia. Da Índia vem a premiada animação “A pescadora e seu Tuk Tuk”, de Suresh Eriyat, sobre uma mulher que encontra uma pérola dentro de um peixe. O alemão “Sputnik”, de Markus Dietrich, se passa no país dividido, do final dos anos de 1980, em combina elementos de fantasia e ficção científica, sendo protagonizado por um grupo de crianças que usa uma máquina de teletransporte, e acaba levando todos os moradores de sua cidade, na Alemanha Oriental, para a Ocidental.

Foto: Centro Cultural Banco do Brasil

Além de filmes, Um Giro Pelo Mundo – Navegando Pelo Cinema Infantil trará atividades criativas e culturais. Ao todo, serão exibidos 44 filmes, sendo legendados apenas três deles – “Sputinik”, o musical sueco “Pelle – No Tail” e “Kwasu Ananse”. Os demais filmes são todos dublados em português ou sem diálogos, o que garante acesso irrestrito ao público infantil.