AirTags da Apple pode rastrear e revelar localização de usuário - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

AirTags da Apple pode rastrear e revelar localização de usuário

AirTags da Apple é um produto que tem como objetivo ajudar no rastreamento de objetos, como chaves ou mochilas, contudo, também podem revelar localização do usuário, colocando questões de segurança em certa medida em questão. Esta predisposição ocorre em virtude do funcionamento do dispositivo, que utiliza diversos tipos conexões e sinais com GPS para registrar o posicionamento do item.

Foto: Divulgação

Assim, sempre existe o risco de alguém usar esse sistema para localizar uma pessoa, a partir de discretos eletrônicos. Por isso, a Apple colocou na AirTag uma série de medidas para impedir o rastreamento direto de pessoas pelo aparelho, mas nada impede que alguém coloque o dispositivo no carro de uma pessoa e siga cada um de seus passos, por exemplo, dentro do cenário atual de crimes de abusos e stalkers.

Levando essa situação e questão da privacidade individual em foco, é necessário tomar certa precauções desabilitando uma com o AirTag, conforme detalharemos no guia a seguir:

– Primeiramente, é importante desligar a AirTag, movendo no sentido anti-horário a parte de trás do aparelho;

– Remover a bateria;

– Independente de ter desligado ou não o rastreador, tomar medidas legais com ciência do código de série da AirTag;

– Para descobrir essa informação, basta segurar a AirTag perto de seu iPhone ou celular Android compatível com conexões NFC;

– Clicar na notificação que aparece na tela onde o código de série será exibido em seguida.

Foto: Divulgação