Confira cinco passeios imperdíveis de trem em São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Confira cinco passeios imperdíveis de trem em São Paulo

Existem várias formas de conhecer um local como São Paulo e uma delas é por trem, e indicamos cinco passeios bate e volta para desbravar a cidade a bordo da linha férrea.

Foto: Divulgação

– Expresso Turístico da CPTM: PARANAPIACABAO

Passeio em uma locomotiva dos anos 50 que leva os passageiros a cidades turísticas próximas a São Paulo, como Paranapiacaba, que possui uma arquitetura diferenciada, com edificações construídas pelos britânicos e mantidas até hoje. Existem três opções de roteiros que alternam entre os finais de semana do mês e partem da Estação da Luz, em São Paulo.

– Expresso Turístico da CPTM: MOGI DAS CRUZES

O circuito para a cidade que fica a 50 km de São Paulo possui algumas boas opções de passeios para quem quer sair da rotina. Uma das atividades mais legais para quem gosta de trilhas e paisagens bonitas é a visita ao Pico do Urubu. Bem próximo à estação de trem, o local apresenta uma trilha curta e fácil que leva ao topo de uma montanha. O destino é praticamente um centro de esportes radicais, tendo atividades para corredores, ciclistas, trekkers ou apenas admiradores de paisagens. O pôr do sol no local é incrível!

– Expresso Turístico da CPTM: JUNDIAÍ

Localizada a 60 km de São Paulo, oferece uma opção de passeio para quem quer ver de tudo um pouco: lugares históricos e ter contato com a natureza. O Jardim Botânico é um passeio que agrada a crianças e adultos – e principalmente quem quer relaxar e descansar. Já o Museu da Companhia Paulista conta um pouco da história de São Paulo na época da criação da linha ferroviária, dos modelos antigos de locomotivas e histórias de funcionários.

Foto: Divulgação

– Maria Fumaça: CAMPINAS

A Maria Fumaça parte da cidade de Campinas com destino a Jaguariúna, oferecendo um dos melhores passeios de trem para fazer, principalmente com crianças. Com 3 horas e meia de viagem, o trajeto envolve duas paradas: na Estação Tanquinhos, onde o público aprende o funcionamento do trem a vapor, conhecido como Maria Fumaça; e em Jaguariúna, onde é realizada uma visita a um museu com roupas de época. Além disso, em cada vagão, um monitor explica os locais importantes por onde a locomotiva passa. Para mais informações, acesse o site oficial da Maria Fumaça.

– Maria Fumaça: GUARAREMA

A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e chama a atenção por sua quantidade de passeios gratuitos. Esta é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo e cheio de atrações incríveis. A Estação de Trem de Guararema é o marco da cidade, pois foi uma das primeiras construções. Aos finais de semana, é realizado um passeio turístico de trem até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra e tracionado por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos, a maior em atividade no Brasil.

Foto: Divulgação

Partida: Estação da Luz, às 8h30 Quando: aos sábados e domingos – clique aqui para conferir as datas e disponibilidade Preço: R$ 50 (1 pessoa); R$ 82 (2 pessoas) ida e volta. Ingressos à venda com antecedência na bilheteria local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 7h às 9h. Pagamento apenas com dinheiro.

Informações: https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx