Livro da Act. reúne locais de vanguarda de arte na América Latina - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Livro da Act. reúne locais de vanguarda de arte na América Latina

Livro “Onde Vive a Arte na América Latina”, lançado pela editora Act., reúne locais de vanguarda de arte na América Latina, destacando 35 locais emblemáticos do circuito artístico da região, que compõe um valioso registro do setor que abriga exposições de arte, edifícios, instituições e ações de fomento artístico.

Foto: Divulgação

A publicação, organizada por João Paulo Siqueira Lopes e Fernando Ticoulat, é mais do que uma documentação de 35 importantes espaços artísticos da região, pois é focado nos ecossistemas singulares apurados pela consultoria de arte e editora Act e que estará acessível ao público a partir do dia 26 de janeiro.

Foto: Divulgação

Fruto de uma ampla e relevante pesquisa, “Onde Vive a Arte na América Latina” reúne imagens inéditas, texto críticos e entrevistas com curadores e dirigentes das instituições, aprofundando conexões, similaridades e diferenças no meio artístico latino-americano.

Foto: Divulgação

O registro mostra a diversidade de espaços, obras, técnicas expositivas e produtivas, fazendo com que o leitor possa passear — mesmo à distância — por museus, fundações, residências artísticas, espaços independentes, parques de esculturas, e depara-se com poéticas únicas, desenvolvidas de forma peculiar por cada um deles.

Foto: Divulgação

Na seleção, estão espaços brasileiros como Aarea, MAM Rio, LABVERDE, Pivô e Pinacoteca de São Paulo, além de instituições estrangeiras, a exemplo de Fragmentos, Espacio de Arte y Memoria (Colômbia), Malba (Argentina), Museo Tamayo (México) e NuMu (Guatemala).