Seleção de obras de arte do falecido William A. Fagaly será leiloada na Christie's - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Seleção de obras de arte do falecido William A. Fagaly será leiloada na Christie’s

Coleção pessoal do curador do museu William A. Fagaly será leiloada dia 03 de fevereiro na Christie’s, que realiza evento com 47 obras da coleção do curador de longa data do Museu de Arte de Nova Orleans, com a renda destinada a apoiar iniciativas filantrópicas.

Foto: Divulgação/ Christie’s

A seleção de obras de arte do falecido William A. Fagaly (1938-2021) foi crucial para a compreensão e promoção da arte Southern Outsider – obras criadas por pessoas que não se formaram como artistas ou trabalharam nas instituições de arte tradicionais. Quando Fagaly começou sua carreira no Museu de Arte de Nova Orleans na década de 1960, o museu possuía menos de 10 peças de arte africana. Ele agora detém cerca de 600, de acordo com a Christie’s.

Foto: Divulgação/ Christie’s

“Fagaly construiu uma coleção ao longo de muitos anos com um olhar curatorial e uma compreensão magistral do campo da arte Outsider”, disse Cara Zimmerman, chefe de arte Americana e Outsider da Christie’s, em um comunicado. “Ele realmente estava na vanguarda da reconsideração de estruturas preconcebidas da história da arte e, desde o início, começou a reconhecer muitos dos artistas Outsider que vemos hoje como tendo poder e seriedade reais”.

Foto: Divulgação/ Christie’s

Ao longo de sua carreira, Fagaly desenvolveu relacionamentos de longo prazo com vários artistas que colecionou, principalmente Gertrude Morgan (1900-80), um artista e pregador afro-americano autodidata, e David Butler (1898-1997). ), um escultor e pintor afro-americano. Fagaly foi o primeiro curador a dar a Butler uma exposição e foi curador de várias exposições das obras de Morgan, incluindo a pesquisa póstuma de 2004 The Tools of Her Ministry: the Art of Sister Gertrude Morgan no American Folk Art Museum em Nova York.

Foto: Divulgação/ Christie’s

Os destaques estarão disponíveis para visualização pública somente com hora marcada nas galerias do Christie’s Rockefeller Center em Nova York de 29 de janeiro a fevereiro. 3. Informações: https://www.christies.com/features/william-a-fagalys-collection-of-outsider-art-12037-1.aspx?sc_lang=en