Coleção de móveis Kompa traz primeira parceria da Fendi com estúdio africano - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Coleção de móveis Kompa traz primeira parceria da Fendi com estúdio africano

Na 17ª edição do Design Miami, que retornou em dezembro do ano passado, a Fendi revelou sua colaboração com o estúdio de design botsuanês Mabeo, que acabou se tornando um grande destaque entre as peças apresentadas e conferidas por artistas, talentos criativos e colecionadores, que convergiram sobre o tema do ano de “visões para um futuro mais equitativo e interconectado”.

Foto: Divulgação

No evento, a coleção de móveis Kompa da Fendi mostrou a que veio com uma mescla de artesanato africano com design de luxo, que integra o tradicional daquele continente com curvas elegantes para a luxuosa casa italiana. Os encontros criativos em Roma entre o fundador da Mabeo, Peter Mabeo, Kim Jones, Silvia Venturini Fendi e Delfina Delettrez Fendi deram origem à ideia desse projeto que destaca técnicas inter-relacionadas.

Foto: Divulgação

Com isso, a Fendi e a marca de móveis e acessórios de Botsuana Mabeo, e seu estúdio de design associado, conseguiram alcançar uma abordagem holística por meio de consultas e colaborações estreitas com vários artesãos em todo o Botsuana. E o resultado é uma linha de móveis de 10 peças chamada Kompa, em homenagem ao artesão mais antigo do projeto, e que remete a algo completo.

Foto: Divulgação

Os objetos são uma combinação de peças feitas individualmente e esforços conjuntos dos artesãos, usando materiais e técnicas antigas exclusivas de seus ambientes locais. Os limites do design e da tradição foram estendidos de forma imaginativa, pois esses guardiões de ofícios especializados adotaram perspectivas mais fluidas em busca de inovação.

Foto: Divulgação