Google Arts&Culture repercute Semana de 22 com “Mostra Moderno Onde? Moderno Quando?” - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Google Arts&Culture repercute Semana de 22 com “Mostra Moderno Onde? Moderno Quando?”

 

Semana de 22 ganha exposição no Google Arts&Culture em um projeto intitulado “Mostra Moderno Onde? Moderno Quando?”, que ocorreu originalmente no MAM, entre setembro e dezembro de 2021, mas que agora ganha as plataformas digitais.

O Google Arts&Culture passa a exibir a exposição “Moderno onde? Moderno quando?”, que é uma mostra coletiva, que foi exibida no Museu de Arte Moderna (MAM) que agora ganha uma versão on-line, dentro da página do dentro da página do museu, dentro da plataforma online, com a curadoria de Aracy A. Amaral e Regina Teixeira de Barros.

A intenção é reforçar para as novas gerações a importância da Semana de 22 que, para muitos, foi um divisor de águas entre o velho e o novo, em virtude da produção (artística, musical, arquitetônica, literária). Contudo, numa análise mais profunda é possível perceber que há incontáveis evidências de que a Semana faz parte de um amplo (e descontínuo) processo que  extrapola, tanto temporal quanto espacialmente, de acordo com as curadoras

Mas, neste caso, a exposição “Moderno onde? Moderno quando?” se volta a obras como Carnaval em Madureira (1924), de Tarsila do Amaral (1886-1979), Mulata (1927), de Alfredo Volpi (1896-1988), e O Violeiro (1899), de Almeida Júnior (1850-1899).