17ª edição da mostra “Abre alas” retoma agenda tradicional na Gentil Carioca - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

17ª edição da mostra “Abre alas” retoma agenda tradicional na Gentil Carioca

Após hiato de mais de um ano, a Gentil Carioca retorna com sua tradicional Abre Alas, que chega a sua 17ª edição, em um encontra com um mundo marcado por conflitos antigos e aprofundados pelos anos pandêmicos, em suas sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, que foi inaugurada recentemente, em 2021.  Na unidade carioca, a mostra fica à disposição de 19 de fevereiro a 9 de abril de 2022, enquanto na cidade paulista até 19 de março de 2022.

Em sua 17ª Edição, a exposição Abre Alas da Galeria Gentil Carioca aporta como tradicionalmente no primeiro trimestre do ano, através de edital para uma espécie de “rito de início”, em que artistas de todo o Brasil são selecionados para expor obras autorais nas mais diversas linguagens na sede da Gentil.

Como 2020 e 2021 foram anos sombrios e a alegria de fevereiro, que homenageia a exposição, a “Abre Alas” traz, neste 2022, a primeira Abre Alas dos tempos pandêmicos, e com ela uma reflexão sobre o momento atual e as condicionalidades impostas por esse período tão singular. Nesse ano, primeiro em que a exposição é realizada desde o início da pandemia, os curadores Deri Andrade, Maxwell Alexandre e Pollyana Quintella buscaram selecionar nomes que exploraram algumas das questões desses anos contraditórios.

Esses destaques trazem reflexão sobre o que chega às paredes das galerias com ênfase na desigualdade que caminha a passos largos no país evidenciou irremediavelmente a necessidade de conferir a ela marcadores sociais – geográficos, raciais, de gênero e até mesmo de habitus. Nesse contexto brasileiro, que é simultaneamente inédito e centenário, a Abre Alas 17 vocaliza grandes temas morais, políticos e ambientais da contemporaneidade.

A exposição “Abre Alas 17” na Gentil Carioca pode ser conferida no Rio de Janeiro, no endereço Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado; e, em São Paulo, na Travessa Dona Paula, 108. O funcionamento no Rio de Janeiro é de terça a sexta, das 12h às 18h e aos sábados, das 12h às 16h. Já em São Paulo é de terça a sexta, das 12h às 18h, enquanto aos sábados, das 10h às 18h.