Mês da mulher ganha programação especial na Casa Museu Ema Klabin em comemoração de 15 anos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mês da mulher ganha programação especial na Casa Museu Ema Klabin em comemoração de 15 anos

Casa Museu Ema Klabin tem programação especial no mês da mulher para comemorar seus 15 Anos, no Jardim Europa, em São Paulo. Desde que foi aberta ao público desde março de 2007, recebeu mais de 107 mil pessoas que visitaram a casa e sua valiosa coleção de mais de mais de 1.600 obras, entre pinturas, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas, além do jardim, cujo projeto original leva a assinatura de Roberto Burle Marx.

A cada cômodo da casa, o visitante pode conhecer um pouco das obras da Coleção Ema Klabin, que com caráter panorâmico e histórico, reúne 35 séculos de arte e cultura. O museu oferece uma gama variada de atividades culturais, a maior parte gratuita. Nesses 15 anos, o público pôde prestigiar, além da exposição de longa duração, 26 mostras temporárias, além disso, ocorreram dez exposições/ intervenções de arte contemporânea dos programas Jardim Imaginário, Hóspede, Backdrop Grafite e Intervalo Contemporâneo, trazendo artistas como João Loureiro, Paulo Climachauska e Alex Flemming para dialogar com os ambientes e a coleção. Muitos deles também participaram das mais de 50 edições do programa Arte-Papo.

Neste ano, duas novas mostras temporárias estão marcadas apresentando recortes da Coleção Ema Klabin: “Faca, colher & garfo”, em abril, apresentando os faqueiros da coleção e sua história, e “ReviraVolta”, em setembro, que proporá uma nova leitura da coleção, ambas com curadoria de Paulo de Freitas Costa.

Enquanto isso, a Semana de Arte Moderna faz parte de sua programação com visitas mediadas ao museu que ganham sempre uma nova roupagem, estimulando diversas formas de apreciar a coleção. Em março, o público será convidado a refletir sobre as mulheres que atuaram na articulação cultural e no fomento das artes, reverberando e disseminando os ideais modernistas. A programação “De Olho na Coleção: Ecos do Modernismo, as Mulheres na Coleção Ema Klabin”, acontece aos sábados, nos dias 5, 12, 19 e 26 de março; sempre às 14h; também é possível realizar visitas mediadas e livres de quarta a domingo.

E, neste mês de março, já estão com inscrições abertas a palestra “Patrícia Galvão (Pagu) e Antonieta Rivas Mercado: trajetórias e práticas políticas de duas mulheres inquietas” (dia 09.03) e o minicurso ” Agência e o protagonismo negro no Modernismo Brasileiro” (dias 16, 23 e 30 de março).

 

Além disso, tecnologia é base dos trabalhos da Casa Museu Ema Klabin pelo qual é possível conhecer as obras e os ambientes no Google Arts & Culture, pelo link. Também é possível no site do museu fazer downloads gratuitos de diversas publicações produzidos nesses 15 anos, como “A Coleção Ema Klabin”, livro organizado por Paulo de Freitas Costa em 2017, ou “O Caderno de Receitas de Ema Klabin”, com receitas selecionadas por Janka Babenco (2017), além dos catálogos de diversas exposições.