Aproveitar a semana santa para conhecer o charme e frescor do clima de Triunfo, o Oásis no Sertão - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aproveitar a semana santa para conhecer o charme e frescor do clima de Triunfo, o Oásis no Sertão

Localizado na parte setentrional do Vale do Pajeú, Triunfo é conhecida como “O Oásis no Sertão” e é uma verdadeira riqueza arquitetônica, histórica e cultural, cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos numa cidade de um povo hospitaleiro. Rodeada de serras e vegetação sempre verde, sua origem vem de uma luta ocorrida entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde.

Foto: Divulgação

Mas, por fim, gerou esse lugar turístico que reúnem atrativos e clima (com temperaturas oscilantes entre 8ºC no inverno e 28ºC no verão), que contradiz a aridez do sertão nordestino.

Foto: Divulgação

Situada a 400 km de Recife e a uma altitude de 1.004m, fazer turismo e aproveitar o que Triunfo tem para oferecer é um passeio charmoso em tempos antigos com primor e conectado a contemporaneidade.

Foto: Divulgação

São ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, casario singelo, antigas construções datadas do século XIX, seculares e tradicionais convento e igrejas, edificações em pedra bruta, história do cangaço que nos faz voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão do Pico do Papagaio, ponto mais alto de Pernambuco com 1.260 m, de onde é possível avistar seis cidades do Vale do Pajeú.

Foto: Divulgação

Além do que se conhece como os típicos caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados, há muita beleza nos mais de um século de existência da charmosa Triunfo, como o famoso açude João Barbosa Sitônio (localizado no centro da cidade), o Cine Teatro Guarany (inaugurado em 1922), uma Rota dos Museus (Casa do Careta, Museu da Cidade, Museu do Cangaço e Museu Eliezer Xavier), Praça Artur Leal Diniz, Cidade alta (Sesc, Cruzeiro e Cristo Redentor), Casa Grande das Almas e Casa de Pedra Além do Mel.

Foto: Divulgação

Dentro do que a cidade pode oferecer temos a Pousada Solar do Triunfo, Otellin Triumph Hotel, Pousada Calugi e Pousada Pedra do Sossego para se hospedar. Para conhecer e conferir, há a Chácara Pe. Cicero, Igreja Nossa Senhora das Dores, Engenho São Pedro e cachaçaria Triunfo. E para curtir vale o Águas Parque e Casa do Papai Noel, Tour na Zona Rural de Triunfo e Cachoeira do Pinga.

Foto: Divulgação