Purgatório mostra a beleza da mesclagem gastronômica com foco em Portugal e Espanha - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Purgatório mostra a beleza da mesclagem gastronômica com foco em Portugal e Espanha

Restaurante da Rua dos Pinheiros, Purgatório, mescla as cozinhas de Portugal e Espanha com sua proposta que inclui um amplo balcão comandado pelo aplicado bartender Diego Almirante. Apesar de poder ser confundido com um bar, a casa aberta pelo empresário lisboeta José Carlos Marques Ferreira, o ZeCa, conta com a talentosa chef venezuelana Sabrina Cadetto, que fez parte de sua carreira na Espanha.

 

Por isso, o cardápio traz um diferencial e reforça seu perfil apresentando-se na forma de uma lousa com pedidas caprichadas. Tudo é caprichado seja das com motes brasileiros ou os portugueses até opções dos espanhóis, que chamam de tapeo, as pequenas porções para petiscar. Então, temos por exemplo a tortilha de batata de recheio cremoso e um cheiro de cebola, assim como o camarão al pil-pil; e porção mista de croquetes de carne e presunto cru mais uma dupla de bolinhos de bacalhau, tudo dourado e sequinho.

 

Dos pratos, o rico arroz de mariscos surpreende pelo sabor, o bacalhau à zé do pipo que vem com as lascas do pescado, cebola e azeitona preta cobertas por purê de batata gratinado e uma generosa porção de maionese ao centro; atraentes opções como a carrillada de porco, um guisado de bochecha sobre purê de batata; e o bitoque, a versão lusa do bife a cavalo com 150 gramas de filé-mignon com um ovo frito de gema mole sobre generosa quantidade de molho de vinho branco, ideal para chuchar com pão e as batatas fritas.

Entre as sobremesas, a crema catalana poderia ter uma camada mais fina e menos queimada de açúcar; e da Invista na baba de camelo, que mistura diabolicamente areada de doce de leite e clara de ovos. Por isso, no Purgatório, não faltam tentações para se apreciar em seu endereço na Rua dos Pinheiros, 436, Pinheiros, que funciona das 12h até 0h (nas sexta); aos sábado a partir das 12h30; e aos domingo, das 12h30 às 17h30. Informações: (11) 3086-1200.