Restaurante BistrOgro traz surpresas do Jimmy McManis que ressalta o valor do porco - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Restaurante BistrOgro traz surpresas do Jimmy McManis que ressalta o valor do porco

Jimmy Ogro abre seu primeiro restaurante, o novo BistrOgro, que tem até moqueca de porco no cardápio dedicado aos suínos do início ao fim  com sugestões que destacam sua paixão. O cidadão Jimmy McManis tem dois porcos tatuados nos antebraços. No direito, o bicho está dividido em seus principais cortes para as panelas e churrasqueiras. No esquerdo, há frases escrita no corpo do suíno: “God gave the angel wings. He gave us bacon”, que enfatiza esse amor real que é expresso, por exemplo, em um corte curado da barriga que tira o mundo inteiro do sério, para o cozinheiro que está realizando um sonho antigo a partir da última quinta (17), quando a casa foi inaugurado para o público.

O BistrOgro é o tipo de restaurante em que tudo começa e acaba no porco como é a ideia do chef, inédita, de reinterpretar receitas clássicas de diversas regiões do mundo tendo como protagonista a carne suína. Na base tradicional de tomate, cebola e pimentões de três cores, com leite de castanha-do-pará, manjericão, coentro e pernil suíno. Mas, a ideia vai mais além. O chefe da casa buscou criar um ambiente inspirado nos bistrôs franceses, aqueles de calçada embaixo de prédios residenciais, mas com amadas receitas de porco que é o que ele mais amo no cardápio, indo desde alguns pratos clássicos de Jimmy até releituras de históricos.

No histórico edifício Columbia, construção de 1938 no estilo Art Déco, ao lado do prédio da extinta Manchete, onde funcionava o Empório Santa Fé, o BistrOgro tem como carros-chefes receitas como o porc au vin, inspirado no clássico braseado francês, aqui preparado com filé mignon suíno cozido no vinho com bacon, legumes e cogumelos. E o Ogroulash relê o famoso prato de origem húngara com cubos de pernil cozidos em molho de tomate “e muita páprica”, como avisa o chef.

Nascido há 51 anos em Houston, no Texas, com 2,01 metros de altura e um espírito ainda maior, que encanta os muitos amigos, colegas de profissão e 213 mil seguidores no Instagram, Jimmy Ogro traz o amor pelo porco dos tempos de menino que cresceu envolto na fumaça das smokehouses, e do american barbecue na região onde nasceu. O cozinheiro e apresentador de televisão que roda o Brasil em reportagens gastronômicas é também embaixador da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e tem linha própria de cortes desenvolvida com a Cowpig, frigorífico de São Paulo.

 

Além da carta de vinhos com sugestões de harmonização, destaca-se a série de drinques autorais da mixologista Francesca Sanci, alguns com a presença aromática do porco. O g&b, por exemplo, traz gim ‘fatwashed’ com bacon, a técnica de infusão que passa os sabores da carne para a taça, além de abacaxi, limão e água tônica. E o bistrogro mule traz vodca, xarope de gengibre, limão, espuma de goiaba e crocante de porco. O suíno nunca esteve tão bem representado. O BistrOgro fica na Praia do Flamengo, nº 2, com capacidade para 100 lugares, funcionando das 12h às 1h e nas segundas e terças até 17h. Informações pelo telefone (21) 2135-6487. Entrega também pelo iFood.