Estação de comboios de Santa Apolónia é novo hotel de luxo com experiência de viagem em Lisboa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Estação de comboios de Santa Apolónia é novo hotel de luxo com experiência de viagem em Lisboa

Há um novo equipamento hoteleiro em Lisboa que não é só luxo, mas traz uma nova experiência ao público, em um edifício bastante conhecido dos lisboetas: o Santa Apolônia que, com fachada nascente em frente ao Tejo. Intitulado The Editory Riverside Santa Apolônia, este hotel de luxo é o passaporte para o Grupo Sonae entrar em Lisboa, a maior região turística do país.

Ele ocupa a parte frontal da Estação de Santa Apolônia, um hub de mobilidade que reúne comboio, metro, autocarro e táxis, ali, bem ao pé da Alfama, a permitir que os hóspedes tenham acesso rapidamente a qualquer ponto da cidade. Um elegante e prestigiado evento marcou a apresentação do hotel a autoridades, jornalistas e convidados que puderam viajar pelas histórias do edifício com uma performance teatral que apontava fatos históricos, ao mesmo tempo que apresentava os serviços de hospitalidade e os ambientes do hotel.

O salão para reuniões, por exemplo, com teto de traço original do século XIX, restaurado em cor e detalhes arquitetônicos, foi palco da primeira apresentação, em que uma “vidente” solicitava que o público ajudasse a encaminhar os espíritos do local para luz. O prédio original fundou a Estação Santa Apolônia, como estação de comboios em 1865, com o nome de Caminho de Ferro do Norte e Este, depois de ter abrigado um convento, cujas freiras foram transferidas para outro local ali próximo, no Rossio.

 

O segundo piso do prédio da estação só foi construído em 1908, devido ao imenso contingente de viajantes que aproveitavam a proximidade da estação com o cais para realizar as suas viagens. A única suíte com a rosácea oferece vista sobre o teto da estação de trem e faz sonhar com as muitas viagens que ali começaram. Nesta época o edifício já abrigava restaurantes, hospedarias e escritórios da empresa Comboios de Portugal.

 

O salão funciona hoje como bar, restaurante e sala de estar e eventos, com 500 m2, com cozinha aberta e um bar central, que parece um vagão-bar de um trem. Foram investidos cerca de 12 milhões de euros no projeto de transformação do edifício, que hoje conta com 126 quartos e todas as facilidades de acolhimento.

 

O compromisso com a sustentabilidade e com o objetivo de minimizar a pegada ambiental da atividade económica, posiciona o The Editory Riverside hotel como uma referência a nível nacional uma vez que a unidade tem certificação BREEAM, entrando na lista de duas centenas de hotéis em todo o mundo que detém esta certificação de reconhecimento internacional.

Com todo o seu legado esta estação ferroviária, testemunha de grandes acontecimentos da História, é cúmplice de afetos e de emoções que não cabem em malas de viagem. Afinal, como diria Álvaro de Campos, a melhor maneira de viajar é sentir. E conhecer The Editory Riverside Santa Apolônia.