Serpentine Gallery Pavilion revela a exclusiva estrutura para a edição de 2022 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Serpentine Gallery Pavilion revela a exclusiva estrutura para a edição de 2022

Com duração total de duas décadas, a exibição anual Serpentine Gallery Pavilion tornou-se um dos eventos mais esperados para a comunidade global de arquitetos, e para 2022, revelou seu projeto oficial, com referências artísticas de diversas partes do mundo. 

Serpentine Pavilion 2022 Black Chapel by Theaster Gates - Serpentine  Galleries

Foto: Divulgação

O evento, promovido pela galeria de arte contemporânea inglesa Serpentine, chega em sua 21ª edição em Londres, destacando o edifício projetado pelo artista e escultor norte-americano Theaster Gates, nomeando-o assim como Black Chapel, ou Capela Negra.

Artista revela primeiras imagens do Serpentine Pavilion 2022 - Casa e  Jardim | Arquitetura

Foto: Divulgação

O nome escolhido reflete, principalmente, a existência de um espaço para descansar das pressões do dia a dia e passar o tempo em silêncio, onde o grande prédio cilíndrico esbanja uma única abertura central com um rasgo de luz para o interior, criando uma atmosfera sagrada, propícia para refúgio e reflexão. 

Foto: Divulgação

Por dentro, é possível encontrar sete obras inspiradas no ambiente meditativo da Rothko Chapel, destacando um sino de bronze recuperado de uma Igreja Católica histórica em Chicago, trazendo a reflexão acerca da diminuição da presença de espaços de comunhão espiritual nos centros urbanos. 

Foto: Divulgação