União Europeia anuncia nova taxa para entrada de turistas a partir de 2023 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

União Europeia anuncia nova taxa para entrada de turistas a partir de 2023

A União Europeia (UE) anunciou recentemente a aplicação de uma nova taxa que será cobrada para turistas que desejam visitar seu território a partir de maio de 2023, que necessita de um procedimento e um custo para obtê-lo, e por isso, merece atenção. 

Living in Germany: the good, the bad, and the praktisch | Expatica

Alemanha / Foto: Divulgação

Nomeada como ETIAS, sigla para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, a taxa se diferencia de um visto por ser mais rápida e podendo ser feita de forma online, sem necessidade de informações biométricas, isenta apenas para viajantes da própria União Europeia e os residentes que moram em um dos países que o compõe. 

United Kingdom

Reino Unido / Foto: Divulgação

A medida, entretanto, vale para os turistas de países que não exigiam visto anteriormente, onde cerca de 60 nações, incluindo o Brasil, precisarão passar pelo processo. A inscrição será feita por um sistema de TI automatizado, com aprovação concedida em minutos para cerca de 95% dos candidatos, com o tempo máximo de aprovação durando um mês. 

BrandZ Top 50 Most Valuable French Brands

França / Foto: Divulgação

Após conseguir a aprovação, o turista tem autorização para várias entradas na Europa ao longo de três anos, no entanto, devem respeitar as regras de imigração e overstay. Vale ressaltar que, atualmente, brasileiros não podem permanecer em território europeu por mais de 90 dias em sua totalidade, para cada período de 180 dias.