Coluna Eu uso Óculos com Dra. Telma Florencio - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Eu uso Óculos com Dra. Telma Florencio

Estima-se que 17 milhões de brasileiros têm diabetes mellitus (DM), o que corresponde a 11% da população. Este dado é preocupante porque, além de muitos desconhecerem que têm a doença, outros também não sabem da importância de realizar um exame oftalmológico e fundo de olho já na época do seu diagnóstico com o médico oftalmologista.

Há dois tipos de DM, o tipo 2 que é mais comum e corresponde a 90% dos diabéticos, e o tipo 1 menos frequente, que acomete jovens e se deve a uma alteração imunológica/genética. A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira na população ativa, pois após 10 anos de diabetes, mais de 50% dos pacientes terão algum grau de retinopatia diabética.

São vários os fatores que levam a retinopatia, entre eles a obesidade, flutuações da glicemia, tempo de diabetes, falta de controle da HAS (hipertensão), entre outros. O impacto que a retinopatia diabética provoca na vida do diabético é grande, pois a baixa visual que provoca, principalmente nos casos com edema macular ou nas fases mais avançadas da retinopatia proliferativa, dificultam o paciente enxergar, trabalhar, dirigir ou até mesmo não visualizar os remédios para controle da doença ou mesmo aplicar a sua insulina, ficando dependente de terceiros ou de um familiar.

O impacto financeiro na saúde publica também é alto, devido as múltiplas consultas necessárias já que o DM é uma doença sistêmica. E na oftalmologia as consultas devem ser mais frequentes, além dos tratamentos com quimioterápicos antiangiogênicos que têm um custo muito alto e as aplicações de laser na retina que são feitas no consultório em algumas sessões, dependendo do quadro clinico. O procedimento cirúrgico que é a vitrectomia fica reservado a casos mais avançados, com maior risco de cegueira e é igualmente oneroso, além de que muitas vezes só é possível estabilizar a retinopatia diabética, sem haver ganho visual importante.

Portanto, cuidar da saúde, evitar consumo de calorias em excesso, alimentar-se com frutas, vegetais e legumes, praticar atividades físicas regularmente, controlar o estresse e os níveis de pressão arterial, evitar cigarros e bebida alcoólica são algumas dicas de prevenção. Mantenha seus exames em dia, o diagnostico de DM precoce é o melhor aliado para um controle adequado da doença evitando as suas complicações.

 

Serviço

Dra. Telma Florencio
CRM 10310
Medica Oftalmologista, Especialista em Retina Clínica e Cirúrgica
Medica do Departamento de Retina da UNIVISION – Ilha do Leite Recife/PE
Fone: 81 – 31252626
WhatsApp: 81 – 998110342
Triagem Oftalmológica Neonatal de Prematuros no Hospital da Mulher do Recife