NASA desenvolve avião mais silencioso do mundo para atuar em voos comerciais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

NASA desenvolve avião mais silencioso do mundo para atuar em voos comerciais

Fruto de uma parceria com a empresa Lockheed Martin, com projeto orçamentado em US$ 247, 5 milhões, a agência espacial norte-americana NASA  apresentou seu conceito de avião supersônico silencioso que faz menos barulho que quicar uma bola de basquete. 

X-59 QueSST: O futuro do avião supersônico – BringTek Curiosity

Foto: Divulgação

Nomeado como X-59, o veículo revolucionário promete mudar o rumo da aviação no futuro, para voos comerciais, possuindo um design longo e fino com cerca de 30 metros de comprimento e 8,8 metros de largura, tendo como principal destaque um nariz comprido. 

NASA Marks Continued Progress on X-59 | NASA

Foto: Divulgação

Voando em uma velocidade de 1.728 km/h, a tecnologia que permite o avião atuar sem causar nenhum barulho foi apelidada como Quiet SuperSonic Technology evitando que as ondas de choque se unam quando a aeronave ultrapassa a barreira do som. 

X-59 Resembles Actual Aircraft | NASA

Foto: Divulgação

O motor de alta potência será estrategicamente posicionado em cima da aeronave, com o objetivo de direcionar o ruído para longe das pessoas no solo. O primeiro voo está programado para acontecer ainda este ano, e a partir de 2024, o X-59 irá voar sobre algumas cidades selecionadas nos Estados Unidos, em uma intensa fase de testes.