Volvo inicia planos para um futuro sustentável lançando seu primeiro veículo 100% elétrico
A fabricante sueca Volvo revelou que, até 2030, tem o objetivo de vender apenas veículos elétricos, além de se tornar uma empresa neutra em relação ao clima até 2040, onde para iniciar esse processo de mudança, acaba de revelar seu primeiro veículo totalmente elétrico.
Foto: Divulgação
Nomeado como EX90, o inédito veículo foi concebido sob uma plataforma totalmente nova, sendo caracterizado por sete lugares para os passageiros, além de ser considerado o carro mais seguro que a Volvo já produziu, com o objetivo de que ninguém seja morto ou ferido.
Foto: Divulgação
Está equipado com 16 sensores, oito câmeras, cinco radares e Lidar (radar baseado em laser) para criar visualizações em tempo real de 360º para o motorista e para os sistemas que monitoram a segurança nas estradas. Também possui hardware pronto para condução autônoma, este último estimando a probabilidade de evitar uma em cada dez colisões.
Foto: Divulgação
No interior, sensores e câmeras medem a concentração dos olhos, avaliando o comportamento do motorista sonolento ou desatento, onde, se for detectada falta de atenção, suaves alertas tornam-se progressivamente mais fortes, além de que, o veículo é projetado para parar com segurança e pedir ajuda após algum acidente.
Foto: Divulgação
Espera-se que o modelo forneça até 480km de autonomia com uma carga completa, entre 10% e 80% da bateria podendo ser recarregados em cerca de 30 minutos em correntes de 250 kW, onde cerca de 180 km milhas de alcance podem ser acionados em 10 minutos.