Obras poéticas da artista francesa Aude Bourgine encantam na Hermès - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Obras poéticas da artista francesa Aude Bourgine encantam na Hermès

Esculturas bordadas da artista francesa Aude Bourgine são verdadeiras obras poéticas que reproduzem formas, texturas e cores dos corais e qeue pretendem despertar relações pela natureza e desejo de proteger-la na Hermès.

Usando tecidos, miçangas e lantejoulas e bordados, ela consegue capturar e recriar os belíssimos corais marinhos, em uma série chamada “Poumons des océans” (Pulmões do Oceano) que é centrado no seu amor pelo meio ambiente e em um sentimento de culpa pela impotência diante do que a humanidade casou ao mundo natural.

Esta é uma série iniciada em 2014, cujo projeto de longa duração Lungs of the oceans reúne várias dezenas de corais montados por Aude Bourgine a partir de materiais têxteis e reciclados. Estas esculturas resultam de um trabalho minucioso, próximo da ourivesaria, e representam a grande diversidade destes animais, encontrando cada obra o seu título no nome latino da espécie representada. O artista protegido dessas espécies em extinção sob globos de vidro, congelados no tempo, como espécies preservadas em museus ou gabinetes de curiosidades, são testemunhas preciosas da vulnerabilidade de nossa natureza, de nossos ecossistemas. em perigo.

Desenvolvido ao longo de 4 anos, O trabalho da artista francesa é de impressionar pelo nível de detalhes com textura dos materiais nas peças que aparentemente muito com corais marinhos que encorajam a desenvolver formas de despertar a imaginação para os seres vivos, e mais especificamente para os éguas. Sua arte, onírica e meticulosa, é sua maneira de abordar essas preocupações, comunicando a urgência de uma mudança em nossas atitudes e práticas.

Suas obras testemunham trágicas, ao mesmo tempo em que transmitem a paixão pelo oceano, este mundo repleto de poesia. A abordagem da artista pretende ser uma ponte entre a ciência e as emoções, colocando o espectador no centro de cenografias imersivas, como mundos subaquáticos fantásticos e visões premonitórias perturbadoras. Ela se desenvolveu à coleção Pulmões dos Oceanos e ganhou repercussão no mundo todo, com a criação de dezenas de esculturas que imitam as formas únicas, texturas intrincadas e cores fortes de corais vivos, em um minucioso trabalho que representa a grande variedade desses animais envoltos em redomas de vidro.