Referências, técnicas e abordagens variadas em “O Caminho da Arte” no Palácio das Artes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Referências, técnicas e abordagens variadas em “O Caminho da Arte” no Palácio das Artes

Marilyn Monroe e outras referências são destaques da mostra “O Caminho da Arte” no Palácio 9 de Julho, que acontece até o dia 2 de dezembro de 2022, no Hall Monumental da Alesp, em São Paulo. A exposição integra peças da série Fluir, que figura como o elemento estruturador da sua obra, da artista visual Gisele Faganello e do escultor Marcelo Neves da galeria paulista MN Art Gallery.

Na série Fluir, as imagens são criadas com o uso de camadas espessas de tinta acrílica. Formas celebradas oxigenam o espaço e provocam um jogo de forças entre a lona e o impasto da tinta, sugerindo que a imagem quer despontar do seu espaço bidimensional. “Um jogo sutil de núcleos fortes e formas são usados ​​para completar a composição, estabelecendo divisões espaciais que surpreendem o espectador pelo aspecto da culminância da arte em núcleos”, explica Rosita Cavenaghi, curadora da exposição.

Com entrada franca, nesta proposta os artistas assinam obras especiais em diversas técnicas e estilos. Por isso, a artista visual Gisele Faganello traz a São Paulo celebradas formas que provocam um jogo de forças entre a lona e o impacto da tinta, sugerindo que a imagem quer despontar do seu espaço bidimensional. Única artista brasileira premiada pela crítica em maio deste ano, na Mostra Internacional de Arte Contemporânea “L’arte Tutela La Natura e L’umanità”, em Milão, Itália, Gisele oferece um visual diversificado em obras coloridas e também com neutralidade de algumas de seus trabalhos. Gisele usa magnificamente este simbolismo, o uso da cor, como um instrumento de comunicação muito útil, completa Rosita Cavenaghi.

Já Marcelo Neves reflete em suas esculturas a anatomia humana, a forma dos objetos e sua ocupação no espaço. Ele vivencia muita sensibilidade na forma dos objetos e sua ocupação no espaço, fazendo com que ele desenvolvasse esculturas exuberantes. A anatomia surpreendente, os volumes impressionantes e a leveza dos gestos, faz como se a vida ali exista com graça e beleza. “O resultado é maravilhoso. As personagens são figuras que dançam ou um tango argentino ou um frevo”, diz Rosita.

O acervo da mostra conta com 30 obras de Gisele em telas de tamanhos e técnicas diferenciadas com uma abordagem especial de adição de cores e formas abstratas. O escultor Marcelo apresenta 8 esculturas em resina e bronze. A exposição “O caminho da Arte” foi idealizada para uma multiplicidade de olhares. “O caminho da Arte” acontece no Hall Monumental da Alesp, no Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo Paulista, e fica disponível para visitação das 8h às 20h. Na ALESP, ela terá a oportunidade de ser vista por cerca de 5.000 pessoas que passam pelo local diariamente.

SERVIÇO

Exposição: “O caminho da Arte”

Assembleia Legislativa de São Paulo ALESP – Palácio 9 de julho

ENDEREÇO: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo – SP