A Scarpa lança sua Maestrale Re-Made, primeira bota de esqui alpinista de material reciclado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A Scarpa lança sua Maestrale Re-Made, primeira bota de esqui alpinista de material reciclado

Scarpa lança a primeira bota de esqui alpinista feita com plástico descartado, intitulada “Maestrale Re-Made”, para montanhismo que foi produzida inteiramente com plásticos obtidos a partir de resíduos da produção. O novo modelo criado pela empresa italiana especializada na produção de calçado de montanha e outdoor estará à venda nas próximas semanas, numa edição limitada a apenas 2022 pares em lojas selecionadas da rede mundial de vendas e na loja online da empresa em Asolo.

A “Mistral Re-Made” da Scarpa é lançada com campanha que tem em destaque depoimento do Re-Made pelo montanhista Hervé Barmasse, protagonista de um vídeo publicado no canal da marca no YouTube em que o atleta exalta valores como o respeito à natureza e o amor às montanhas, desafiando todos a cuidar do meio ambiente.

A chuteira foi feita com um polímero regenerado, proveniente de cerca de 3 toneladas de resíduos da fase de moldagem, que a Scarpa recuperou cuidadosamente depois de os ter guardado e catalogado desde 1995. A produção de um par de Re-Made Maestrale permite a redução de emissões de dióxido de carbono de 27% face ao processo produtivo do tradicional Maestrale em Pebax Rnew, por sua vez um material de origem vegetal, que permite uma redução de emissões de 32% face aos plásticos de origem fóssil.

O design e todo o processo de fabricação do Re-Made foram desenvolvidos pelo Green Lab da Scarpa, departamento de produção dedicado a experimentar soluções sustentáveis.

Nas últimas semanas a Scarpa, enquanto coordenadora de um consórcio de várias empresas internacionais, deu vida ao projeto ‘Re-shoes’, com o objetivo de produzir nos próximos anos um novo modelo de calçado de alta qualidade através da reciclagem do calçado usado. A iniciativa visa oferecer uma solução alternativa, circular e sustentável para a gestão do fim de vida dos calçados, introduzindo práticas virtuosas de reciclagem como um novo padrão na cadeia produtiva da indústria calçadista.