Colaboração do relojoeiro de vanguarda Richard Mille e Scuderia Ferrari F1 traz o relógio mais fino do mercado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Colaboração do relojoeiro de vanguarda Richard Mille e Scuderia Ferrari F1 traz o relógio mais fino do mercado

Os pilotos da Scuderia Ferrari F1, Charles Leclerc e Carlos Sainz, exibem o relógio superlativamente fino de Richard Mille: o RM UP-01, modelo fabricado com limitação de apenas 150 exemplares por US$ 1,9 milhão cada. Este relógio – é uma conquista aparentemente impossível na alta relojoaria que mais do que faz justiça aos feitos igualmente impressionantes de engenharia automotiva da Ferrari por ocasião do 75º aniversário da icônica marca italiana.

O modelo RM UP-01 de Richard Mille e da Ferrari é a recente colaboração do relojoeiro de vanguarda com a marca automobilística. Com uma caixa medindo apenas 1,75 mm, aproximadamente a largura de um quarto, o relógio de pulso mais fino do mundo é produto de muitos anos de trabalho, com dezenas de protótipos e mais de 6.000 horas de desenvolvimento e testes de laboratório na Audemars Piguet em Le Locle.

O ultraplano RM UP-01 traz o famoso cavalo empinado da Ferrari em sua face inovadora, que se assemelha a nenhum outro relógio já criado. A caixa de titânio de 51 mm é resistente à água até 10 metros, e o relógio possui dois cristais de safira, um sobre os indicadores de tempo, cujos ponteiros são afixados diretamente nas rodas; o outro posicionado sobre o regulador para mostrar a operação do movimento de corda manual.

A marca estava determinada a manter uma arquitetura tradicional na qual o movimento é montado dentro da caixa, em vez de uma construção na qual o fundo funciona como uma placa de base, a fim de garantir, em qualquer circunstância, resistência total ao choque.

“Para tal projeto, foi necessário deixar de lado todo o conhecimento que acumulamos ao longo de anos de prática e todos os padrões concebíveis de relojoaria. Por isso, fizemos um processo extremamente exigente e demorado ao longo da nossa colaboração com os laboratórios da Audemars Piguet Le Locle”, observa Julien Boillat, diretor técnico de caixas da Richard Mille

A Ferrari e a Richard Mille anunciaram seu contrato de colaboração plurianual em 2021. Anteriormente, a lenda dos carros esportivos italianos tinha uma parceria com a Hublot que também produziu algumas peças incríveis. Mille, conhecida por produzir “máquinas de corrida para o pulso”, parece uma evolução natural da Ferrari. “Mesmo no reino do nivelamento extremo, estávamos determinados a fazer um relógio que atendesse aos mesmos requisitos de validação de todos os nossos outros modelos. Nesta busca pela planicidade absoluta, tínhamos de oferecer um relógio que, longe de ser um ‘relógio conceito’, estivesse à altura de acompanhar o quotidiano de quem o usa, sejam quais forem as circunstâncias”, acrescenta Salvador Arbona, diretor técnico de movimentos da Richard Mille.