Porto do Recife abre-se para Temporada de Cruzeiros em Pernambuco com chegada do Aidasol - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Porto do Recife abre-se para Temporada de Cruzeiros em Pernambuco com chegada do Aidasol

A temporada de cruzeiros em Pernambuco foi oficialmente inaugurada com a chegada do navio alemão Aidasol ao Porto do Recife. Com 1.791 passageiros e 652 tripulantes a bordo, provenientes da cidade de Mindelo, em Cabo Verde, a embarcação tem 225,33 metros de comprimento e capacidade para 3 mil pessoas.

Os turistas desfrutarão de Pernambuco até a noite, explorando locais como o Museu Cais do Sertão, Museu a Céu Aberto, Praça do Marco Zero, Central de Artesanato de Pernambuco, entre outros. A expectativa é de que mais 21 navios aportem na região até maio do próximo ano.

O presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, destaca a importância econômica do turismo, representando 8% do PIB do Brasil. O governo local investiu na melhoria da estrutura portuária para receber os navios, com 22 cruzeiros confirmados até o momento.

A segurança dos turistas alemães é uma prioridade, com a colaboração da Secretaria de Turismo e Lazer e da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTUR) da Polícia Militar. Um material informativo em inglês e espanhol será distribuído, destacando pontos turísticos e serviços úteis.

A temporada promete movimentar a economia local, com o gerente de operações, Ubiratan Lima, prevendo uma renda de R$ 70 mil em um único dia. A chegada do Costa Favolosa em 22 de novembro reforça a expectativa de crescimento na receita bruta dos serviços turísticos em Pernambuco, estimada em 14%.

Ao som do frevo, característico da região, os turistas foram recebidos no Terminal Marítimo de Passageiros Nelcy da Silva Campos. O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, enfatiza o empenho do governo em proporcionar uma experiência positiva, projetando uma renda de aproximadamente R$ 20 milhões para o comércio local durante a temporada. A estratégia inclui a divulgação de Pernambuco em diversas regiões, visando atrair turistas para além da capital.