Trabalho musical de Dom Pedro I é apresentado com obras raras no "A Música da Independência" - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Trabalho musical de Dom Pedro I é apresentado com obras raras no “A Música da Independência”

São Paulo recebe até o próximo dia 4 de dezembro a turnê “A Música da Independência”, que prestigia composições de Dom Pedro I, apresentando dois espetáculos no Museu do Ipiranga com o objetivo de celebrar a criação musical da época e marcar o encerramento das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.  Com patrocínio da farmacêutica EMS, o evento tem entrada gratuita e as apresentações têm o foco de mostrar obras do príncipe, como o famoso Hino da Independência do Brasil, e de compositores de seu tempo serão apresentadas.

No evento realizado pelo Musica Brasilis, O público também poderá apreciar uma obra rara do primeiro imperador do Brasil, apresentada pela primeira vez em tempos modernos: a Missa e Adjuva nos Domine, manuscrito localizado nos Açores pelo musicólogo David Cranmer. A partitura manuscrita integra um volume encadernado que consta também da Missa dedicada por Dom Pedro I ao Papa Leão XII, eleito em 1823. Este é um projeto fundamental desta importante instituição de resgate e disseminação de partituras musicais de compositores brasileiros.

Uma das mais respeitadas organizações de recuperação do universo da música, Musica Brasilis já recuperou diversos projetos incluindo José Maurício Nunes Garcia (1768 – 1830), Marcos Portugal (1762 – 1830), Sigismund Neukomm (1778 – 1858) e D. Pedro I (1798 – 1834), com sua vasta obra. E, neste caso, todas as obras de Dom Pedro I foram resgatadas e editadas pelo Musica Brasilis e estão disponíveis no endereço www.musicabrasilis.org.br, que também estará disponível uma série de 5 podcasts em vídeos, com pesquisadores da obra de Pedro I como compositor e curador da exposição Memórias da Independência (Paulo Garcez). Os podcasts terão duração de 20 minutos cada e estarão disponíveis no Spotify e no canal do YouTube do Musica Brasilis, com compartilhamento nas redes sociais.

No Museu do Ipiranga, serão realizados os quatro espetáculos com as composições apresentadas por Rosana Lanzelotte (pianoforte), também idealizadora do roteiro e autora do texto, que é uma grande pesquisadora da obra de D. Pedro I como compositor juntamente com Alberto José Vieira Pacheco, professor-doutor em música. Além disso, a apresentação envolverá a participação de Jabez Lima (tenor –3 e 4/12) e Sabah Teixeira (barítono – 3 e 4/12). “Orquestras e músicos do Brasil e do mundo têm utilizado as partituras para apresentar esses repertórios neste ano de celebração. O álbum – dedicado às obras de D. Pedro I e gravado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com as partituras do Musica Brasilis – foi aplaudido pela Revista Gramophone”, revela Rosana Lanzelotte, que é também do portal.

Na ocasião, o público poderá apreciar também uma obra rara do primeiro imperador do Brasil, apresentada pela primeira vez em tempos modernos: a Missa e Adjuva nos Domine, manuscrito localizado nos Açores pelo musicólogo David Cranmer. A partitura manuscrita integra um volume encadernado que consta também da Missa dedicada por D. Pedro I ao Papa Leão XII, eleito em 1823. “Diferentemente do estilo exuberante dos hinos e de outras obras religiosas, para coro e grande orquestra que D. Pedro compôs – quase sempre para ocasiões de relevo político ou dinástico –, a Missa e Adjuva nos Domine são concebidas para um contexto íntimo e contido, para a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da estação penitencial da Quaresma. Destinada a quatro vozes “a capella”, o imperador emprega o chamado “stile antico”, ou seja, inspirado pela música do Renascimento e pelos tonos gregorianos dos salmos, o estilo apropriado para a ocasião a que se destina”, comenta o musicólogo David Cranmer, responsável pela descoberta da obra.

 

SERVIÇO

A Música da Independência

Local: Museu do Ipiranga – Rua Xavier de Almeida, s/nº – São Paulo – SP

 

Dias e Horários:

Dia 3 de dezembro, sábado, às 16h

Dia 4 de dezembro, domingo, às 16h

 

Capacidade: 204 lugares + 4 lugares para cadeirantes

Duração do Espetáculo: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: todos os espetáculos contarão com intérprete de libras

Ingressos: Entrada gratuita – a retirada dos ingressos será na bilheteria do Museu do Ipiranga, a partir das 15h (uma hora antes de cada apresentação).