Projeto arquitetônico de Niemeyer ganha lançamento e mostra em Porto Alegre - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Projeto arquitetônico de Niemeyer ganha lançamento e mostra em Porto Alegre

Traços, sonhos e construções arquitetônicas marcam a vida e a trajetória profissional do arquiteto Oscar Niemeyer que assinou projetos originais e alçou arquitetura e o designer brasileiro ao mundo. E, devido à importância de sua jornada e sua contribuição para o país, seus registros nunca estão obsoletos ou de fora das referências o que torna valiosa a homenagem em Porto Alegre de seu trabalho com mostra de plantas feitas por Niemeyer para sede da Amrigs em 1974 : a “À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer”.

Convênio entre CAU/RS e AMRIGS viabiliza exposição com projetos de Oscar Niemeyer em Porto Alegre, a exposição dará a oportunidade pela primeira vez das pessoas poderão ver 23 plantas do projeto projetado por Oscar Niemeyer para a Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGSOFICIAL. O projeto de 1974 nasceu da ambição da classe em construir uma grande sede médica em Porto Alegre, processo agora que pode ser visto pelos croquis que Niemeyer desenvolveu para uma organização quando ele estava exilado em Paris.

É a primeira vez que as plantas serão exibidas em Porto Alegre. O Centro AMRIGS foi projetado na época para ser o primeiro Centro de Eventos do Rio Grande do Sul. O projeto nasceu da ambição da classe médica em construir uma grande sede que acolhesse congressos e eventos, da classe média ou de outras áreas. E a exposição “À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer” apresentará as plantas que compõem o projeto projetado nesta segunda-feira (5), em Porto Alegre, com abertura às 19h30, no Foyer da AMRIGS.

A mostra terá, além das 23 plantas inéditas assinadas, uma maquete e um tour virtual 3D realizado a partir do projeto original e produzido especialmente para a ocasião. Os visitantes poderão contemplar também um grande painel informativo com fotografias e trechos de jornais da época, assim como objetos e uma linha do tempo ilustrativa com algumas obras icônicas do renomado arquiteto. Além da mostra, no dia 6 de dezembro, ocorre no mesmo local a palestra “O Traço de Niemeyer”, com o arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto do arquiteto renomado, com quem chegou a trabalhar em parceria.

 

O evento é gratuito e aberto ao público, e as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo portal do Sympla ( https://www.sympla.com.br/evento/palestra-o-traco-de-niemeyer/1808341 ). Mais informações, podem ser submetidas pelo telefone (51) 3014-2028 ou e-mail eventos@amrigs.org.br . O site do projeto é o www.afrentedotempo.com

Exposição: À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer

Local: Centro de Eventos AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS)

Onde: Foyer da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS)

Abertura: 05/12/2022 | 19h30 às 22h

Visitação: 05/12/2022 a 31/05/2023 | Segunda a sábado das 9h às 18h

Visitas guiadas podem ser agendadas

Entrada franca e aberta ao público

Site: www.afrentedotempo.com

 

Palestra: O Traço de Niemeyer, com Paulo Niemeyer

Local: Centro de Eventos AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS)

Onde: Foyer da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS)

Quando: 06/12/2022 | 19h30

Inscrições gratuitas