"Feira do Brinquedo " mostra beleza do trabalho de antigos artesãos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

“Feira do Brinquedo ” mostra beleza do trabalho de antigos artesãos

Uma exposição de brinquedos antigos está sendo aberta em Nápoles, a partir desta quarta-feira (dia 07 de dezembro), a “Feira do Brinquedo – Exposição de brinquedos antigos”, que reúne mais de mil brinquedos antigos que serão expostos na mostra no Arquivo do Estado de Nápoles, no sul da Itália. Aproveitando o destino ideal para os turistas na Itália, entre dezembro e janeiro, a exibição ficará exposta até 30 de janeiro de 2023, disponibilizando itens antigos de seis áreas temáticas, com cenografia de Donatella Dentice d’Accadia e direção de Candida Carrino.

Localizada na Piazzetta del Grande Archivio, 5, a exposição terá o Mosteiro dos Santos Severino e Sossio, com os seus afrescos entre os séculos 15 e 17, que são vestígios a partir do século VIII dos Claustros, um oásis de paz. Tendo a rica construção como cenário, a “Feira do Brinquedo – Exposição de brinquedos antigos” é baseada na coleção de mais de 8 mil brinquedos do professor e especialista Vincenzo Capuano. No período natalino, esta feira destaca-se por ser diferente de todas as outras da época para homenagear os brinquedos do passado em espaço antigo, entre beleza arquitetônica de uma época.

O orgulho da feira serão algumas peças muito antigas, surgidas ainda em meados do século XVIII que destacam a criatividade, bem como o incrível engenho, dos artesãos que criaram os brinquedos da época. Os exemplares expostos referem-se aos anos de 1860 a 1940, época de ouro dos brinquedos, além de outros itens mais antigos, como os da primeira metade do século 18. São peças muito raras, às vezes únicas, que destacam a engenhosidade e as habilidades criativas surpreendentes dos artesãos.

Essas peças raríssimas integram o itinerário expositivo e confirma o pressuposto que não há nada mais sério do que o brincar, foco na imaginação e na criatividade de crianças e adultos. Destino ideal do fluxo turístico, Nápoles se abre para quem quer descobrir o encanto dos Arquivos do Estado e seus tesouros e raridades, perto de San Gregorio Armeno.