Que tal uma olhada nos maiores e melhores uísques - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal uma olhada nos maiores e melhores uísques

Uma das melhores coisas da vida para um verdadeiro aficionado é saborear uma boa garrafa de uísque, e se depara com uma edição de luxo em uma garrafa não tem preço. Por isso, apresentamos os sete dos uísques mais caros do mundo já vendidos que trazem aromas únicos juntamente com números que não são para os fracos de coração. São exemplares do que há de especial em uma garrafa de uísque, podendo alcançar valores de até US$ 2 milhões, pois esses uísques são definitivamente bens valiosos para aqueles que os possuem.

O Macallan 1926 60 anos de idade fino e raro – A destilaria Macallan é a porta-bandeira quando se trata de quebrar recordes dos uísques mais caros do mundo já vendidos. Este lote particular que recebeu o prestigioso rótulo Fine and Rare foi destilado há mais de 90 anos. Embora se esperasse que fosse vendido por uma faixa entre £ 350.000 e £ 450.000 em um leilão da Sotheby’s, foi vendido por £ 1.452.000. “Esta é a mais icônica de todas as garrafas de uísque escocês”, escreveu a Sotheby’s em um comunicado ao apresentar este uísque raro. A raridade e a qualidade deste uísque vêm do envelhecimento em barris de xerez por 60 anos, o que lhe confere sua cor escura e caráter ultra-rico.

O Macallan 1926 Valerio Adami de 60 anos – Mais uma oferta dos 60 anos da destilaria Macallan, esta foi a quinta garrafa de 12. Foi desenhada e assinada pelo pintor italiano, Valerio Adami e Allan Shiach, Chairman. Esta garrafa foi leiloada na Bonhams diretamente pela destilaria em outubro de 2018 e, segundo consta, permanece com o mesmo proprietário desde então. O preço? Um enorme £ 848.750.

Macallan “M” – Quando dissemos que a destilaria Macallan é a campeã dos uísques mais caros do mundo, não estávamos mentindo. Quebrando outro recorde mundial na época, esta garrafa foi vendida por US$ 628.000 em um leilão da Sotheby’s em Hong Kong. O ofício necessário para fazer o decantador é uma das primeiras coisas que contribuem para o seu preço. O decantador de cristal Lalique multifacetado tem 28 polegadas de altura e comporta seis litros de uísque. Detalhe: mais de 40 decantadores foram criados e testados e depois descartados antes de zerar as quatro peças finais aprovadas.

Johnnie Walker Jubileu de Diamante – O próximo na lista dos uísques mais caros do mundo é o uísque Diamond Jubilee da casa de Johnnie Walker que foi feito para marcar o 60º aniversário da Rainha Elizabeth II no trono. Algum palpite para o preço? Um enorme $ 200.000. Nesse uísque caro de edição limitada há alguns detalhes para fazê-lo tão especial. Em primeiro lugar, é uma mistura real de variedades de grãos e malte, todas destiladas em 1952, ano da ascensão da rainha. A coleção foi engarrafada a 6 de fevereiro de 2012, no aniversário da adesão, numa edição limitada a 60 garrafas, uma por cada ano de reinado da Rainha.

Conjunto Dalmore – Este conjunto de uísque de seis garrafas da destilaria Dalmore tornou-se o uísque mais caro do mundo a ser vendido em 2021. Vendido por uma grande soma de US $ 1,1 milhão, este conjunto consiste em seis garrafas, cada uma representando décadas diferentes, criadas pelo destilador mestre de The Dalmore, Richard Paterson. A garrafa mais antiga do conjunto foi originalmente destilada em 1951 e foi um dos licores mais antigos já vendidos pela marca. As outras safras do conjunto foram de 1967, 1979, 1980, 1995 e 2000. De acordo com a Food & Wine, a safra 2000 foi envelhecida em um desses barris de xerez, enquanto os outros foram envelhecidos em diferentes combinações de bourbon, porto e recipientes de vinho Mont-Redon Châteauneuf-du-Pape.

Midleton muito raro – Passando para os uísques irlandeses, um dos melhores do mundo, o Midleton Very Rare se estabeleceu como um ultra-raro uísque irlandês de luxo. Com uma única garrafa custando $ 45.000, apenas três garrafas das raras 70 no mundo foram colocadas à venda este ano. Fabricados na Destilaria Midleton, Co. Cork, Irlanda, esses uísques são embalados em decantadores Waterford Crystal feitos à mão e exibidos em um armário de madeira feito de tonéis de uísque recuperados.

O Yamazaki de 55 anos – Este uísque japonês chegou à lista dos uísques mais caros do mundo já vendidos, por US $ 8.00.000, estabelecendo assim um novo recorde. Com isso, superou o Yamazaki de 50 anos e o Karuizawa de 52 anos como a marca de uísque japonesa mais cara. Destilado pela primeira vez em 1960, o Yamazaki de 55 anos é a mistura real de preciosos “single malts”, que foram todos destilados sob a supervisão do fundador da Suntory, Shinjiro Torii, e posteriormente envelhecidos em barris de Mizunara por mais de 55 anos. O Yamazaki 55 foi engarrafado pela primeira vez no Japão em 2020 com 100 garrafas, e 100 garrafas adicionais foram lançadas em 2021, tornando-se assim uma edição limitada que é realmente um bem valioso para quem o possui.