“Ocupação Paulo Freire” mostra vida, obra e legado no Museu do Estado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

“Ocupação Paulo Freire” mostra vida, obra e legado no Museu do Estado

O projeto “Ocupação Paulo Freire” ganha o Museu do Estado que recebe exposição sobre o patrono da educação brasileira, que poderá ser visitada até o dia 12 de fevereiro de 2023, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Com acesso é gratuito, o legado de Paulo Freire é apresentado em cerca de 140 peças, que compõe uma exposição, com eixos dedicados à infância no Recife, o exílio na ditadura, o retorno ao Brasil e a alfabetização de adultos em Angicos (RN).

Com curadoria dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural e expografia assinada por Thereza Faria, a Ocupação acompanha a trajetória de Freire, desde o nascimento, em 1921, passa pelo desenvolvimento do seu método de alfabetização – que, desenvolveu em Angicos (RN) acabou ganhando dimensão internacional – e segue nos diferentes países onde viveu, durante o exílio forçado pelo período militar, até seu retorno e atuando no Brasil, onde morreu em 1997.

 

A Ocupação Paulo Freire foi concebida pelo Itaú Cultural de São Paulo e chega ao Recife com a realização do Sesc em Pernambuco junto ao Governo do Estado e Prefeitura do Recife. Ela é dividida em quatro eixos (Formação, Angicos, Exílio e Retorno), com 60 fotografias de Paulo Freire, vídeos e dezenas de originais de manuscritos de sua autoria, como “À sombra desta mangueira”, “Pedagogia da esperança” e “Pedagogia da autonomia”, além de poemas e cartas enviadas e recebidas por ele.

 

Uma animação com as páginas manuscritas de “Pedagogia do oprimido”, o livro principal e o mais conhecido trabalho de Freire, abre os caminhos do público para a exposição, a qual se encerra com o mapa Paulo Freire no Mundo exibindo os lugares tocados pela obra do pesquisadora que revolucionou o trabalho de alfabetização de adultos. Parte do material exibido na exposição e outros itens exclusivos podem ser acessados ​​através do site do Itaú Cultural ( www.itaucultural.org.br/ocupacao ).

 

Os visitantes podem conhecer, na exposição, a trajetória desse educador, filósofo e pedagogo numa oportunidade de entender também a experiência dele em Angicos (RN), onde alfabetizou 300 pessoas em dias, com um próprio método reconhecido internacionalmente. Mas, a exposição é encerrada no Museu com o mapa chamado “Paulo Freire no mundo”, com os mais de 30 países que ele alcançou com suas obras, trabalhando a alfabetização de adultos e compartilhando ideias sobre educação.

 

São outros destaques da exposição a nordestinidade de Paulo Freire, incluindo a infância, a família, a casa onde nasceu e se alfabetizou no Recife, assim como o material documental e imagético de suas passagens por países como Chile, Suíça, Quênia, Guiné-Bissau , Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe. Mas, além da exposição, a programação inclui círculos de cultura, conferências, apresentações artísticas e culturais, exibição de filmes e lançamento de livros. O roteiro de atividades completo será disponibilizado no site do Sesc PE e é construído com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Oficina Francisco Brennand; Museu do Estado de Pernambuco (MEPE); Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas.

 

SERVIÇO

Local: Museu do Estado de Pernambuco – MEPE

Endereço: Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife – PE

Período: 26 de novembro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023

Funcionamento: Terça a sexta-feira: 11h às 17h | Sábados e domingos: 14h às 17h

Agendamentos: educativo.mepe@gmail.com