Royal Enfield inicia produção de motos no Brasil com três novidades
A nova marca de motos de luxo indiana, Royal Enfield, acaba de anunciar a abertura de uma abre fábrica em Manaus, com investimento de 2 milhões de dólares em sua linha de montagem, que tem capacidade para produzir 15 mil motos por ano. Mas, a grande novidade é sinalização de 3 novas motos em 2023 cuja produção já se encontra em processo para premiar os amantes da velocidade.
Os modelos Interceptor e Continental GT 650 inauguraram, nesta semana, a linha de montagem da marca em Manaus (AM), em parceria com a Dafra. Além das motos bicilíndricas de 650 cc, a fábrica também produzirá todos os modelos da marca indiana à venda no País, inclusive futuros lançamentos, afirmou Claudio Giusti, diretor geral da Royal Enfield Brasil. “Essa linha de montagem cumpre nosso objetivo de nacionalizar a produção e reforça nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro”, destacou o executivo Balakrishnan Govindarajan, CEO mundial da marca.
A produção local deverá reduzir os prazos de entrega para os proprietários, atendendo assim a demanda pelas motos da Royal Enfield no mercado nacional. Segundo o empresário, o Brasil é o mercado com maior potencial de crescimento para a fabricante indiana. O que justifica os planos da marca, que deve fechar 2022 com mais de 10 mil motos emplacadas no País, representando um crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado.
O resultado reforça a posição do Brasil como o segundo mercado em vendas da marca em todo o mundo, atrás apenas da Índia. A linha de montagem em Manaus deve acelerar a chegada de lançamentos ao mercado nacional. “A parceria com a Dafra também deve facilitar a homologação de novos modelos, o que sempre é demorado e complicado no País “, explicou o diretor geral da marca no Brasil. Durante a inauguração da fábrica, os executivos da marca indiana prometeram três lançamentos para o ano que vem.
Veja quais são as novas motos da Royal Enfield que chegam ao Brasil em 2023:
Scram 411 – A primeira novidade deve chegar ao País já no primeiro trimestre de 2023. Trata-se da Scram 411. O modelo usa o mesmo quadro e motor da trail Himalayan, um monocilíndrico de 411 cm³, mas tem estilo scrambler, como denuncia o nome. Ela, com roda aro 19, na dianteira, é versão scrambler da Himalayan. Com proposta mais urbana, a Scram 411 tem roda aro 19, na dianteira, enquanto a sua irmã trail usa o aro 21. Além disso, o modelo não tem o para-brisa como a Himalayan.
Hunter 350 – Outro modelo muito aguardado pelos fãs da marca é a Hunter 350. Apresentada em agosto deste ano, a nova Hunter tem o objetivo de ser a moto mais barata da Royal Enfield. Construída sobre a mesma plataforma da Meteor e da Classic 350, a Hunter, entretanto, tem estilo mais jovem e urbano. Segundo informações do diretor geral da Royal no Brasil, ela deve chegar ainda no primeiro semestre.
Hunter 350 deverá ser a moto mais barata da Royal Enfield. Mas o principal diferencial da Hunter está na parte ciclística. O quadro berço duplo foi alterado e traz uma coluna de direção com ângulo de cáster mais agudo, de 25 graus. Essa mudança e a adoção da roda aro 17, na dianteira, – ao invés do aro 19 da Meteor – sugerem que a nova Hunter seja uma moto mais ágil. Tudo de acordo com sua proposta mais urbana.
Super Meteor 650 – Mostrada no Salão de motos de Milão, em novembro passado, o terceiro modelo da linha de motos bicilíndricas de 650 cc da Royal Enfield também está confirmada para o Brasil. Entretanto, ela só chegará ao País no segundo semestre de 2023. Super Meteor, cruiser com motor de dois cilindros e 650cc, só deve chegar no segundo semestre de 2023. A nova cruiser da marca indiana usa o mesmo motor de 650 cc que equipa os modelos Interceptor 650 e Continental GT 650, porém com estilo mais “estradeiro”.
A Super Meteor, contudo, ganhou um novo conjunto ciclístico. O quadro tubular feito em aço traz inéditos garfos telescópicos invertidos, na dianteira. Já na traseira, o sistema bichoque usa dois amortecedores com ajuste na précarga da mola. Ela tem a proposta de ser uma moto cruiser feita para viajar. Para isso, seu tanque tem capacidade para 15,7 litros. O modelo terá duas versões: standard e tourer, que traz para-brisa e encosto para a garupa, como itens de série.
A Royal Enfield é uma empresa multinacional indiana de fabricação de motocicletas com sede em Chennai, Tamil Nadu, Índia. A marca Royal Enfield, incluindo sua herança original inglesa, é a mais antiga marca global de motocicletas em produção contínua. A empresa opera fábricas em Chennai, na Índia.