Conheça a visão para o futuro da Baltic - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça a visão para o futuro da Baltic

Panda prático e panda reverso! Baltic entrega o cronógrafo que o público estava pedindo, expandindo o lançamento limitado anteriormente, a um modelo de relógio que prever o que uma marca de relojoaria pode fazer no futuro. Com os novos relógios, a Baltic revisita o lançamento do cronógrafo de edição limitada Baltic x Peter Auto Tricompax do início deste ano.

Mas este é um novo tipo de cronômetro para a Baltic, focado diretamente no automobilismo na década de 1960. E, neste caso, a Baltic lança um modelo com cronógrafo de três registros de produção regular, com novos modelos Tricompax de produção normal.

 

Como outras marcas, a Baltic adotou como uma convenção de nomenclatura para seus cronógrafos a titulação “compax” que se refere ao número de sub-registros no mostrador.  Existem assim dois nesta nova coleção Tricompax: um é o Panda (ou seja, mostrador branco com sub-registros pretos, como um urso panda) e o outro é o Reverse Panda (ou seja, mostrador preto com sub-registros brancos como um urso panda reverso).

 

Estas não são apenas versões monocromáticas do colorido Peter Auto LE de agosto. Existem diferenças sutis, como o submostrador de seis horas, que apresenta todas as horas no conjunto de 12 horas. O que torna isso particularmente interessante é que é uma demonstração da atenção aos detalhes que a Baltic sempre prestou aos estilos tipográficos, especialmente quando se trata de numerais. As serifas do sete, o quatro plano, bem como o seis e o nove abertos estão em plena exibição neste pequeno quadro.

Em geral, os layouts de discagem, para ambas as iterações de cores, são bem elaborados. Eu realmente gosto da mira no submostrador de segundos corridos e do uso do que parecem ser sub-registros de padrão radial que trazem outro elemento de textura ao mostrador. O contraste é rei aqui e tudo está trabalhando para o resultado final de produzir um relógio muito legível, funcional no contexto moderno, mas instantaneamente reconhecível como algo com uma tendência vintage.

 

O que resume muito bem a estética báltica. É uma vibração. Claro, ele está emitindo vintage Daytona em alguns aspectos, mas também carrega o código de design do próprio Báltico, com detalhes como o grande número 12 aplicado na parte superior. Coisas como as pequenas parcelas de lume na periferia do mostrador, em vez de iluminar os marcadores, apenas reúnem todo o pacote de inspiração vintage.

Assim como a Baltic fez com o modelo Peter Auto, a moldura é de alumínio escovado. Já vimos brinquedos bálticos com molduras de safira , bronze e cerâmica no passado. E embora eu goste da aparência do alumínio aqui, adoraria ver a marca usar o mesmo acabamento cerâmico que vimos no recente titânio Aquascaphe – uma textura semelhante em um material mais robusto.

Este relógio veste muito bem devido ao seu tamanho de 39,5 mm e à largura compacta de 47 mm de ponta a ponta. Por pouco mais de $ 1.500 na pulseira ou bracelete ($ 1.596 na pulseira e $ 1.656 na pulseira), há um verdadeiro senso de qualidade neste relógio, desde os terminais perfurados até a coroa assinada e a caixa relativamente esbelta (13,5 mm de espessura com cristal incluído e 10,7 mm de espessura sem). A cada novo lançamento, parece que a Baltic está progredindo em diferentes eras do design de relógios antigos. Como sempre, mal posso esperar pelo próximo, e certamente não vou prever qual será.

O Báltico Tricompax Panda e Reverse Panda. 39,5 mm de diâmetro x 13,5 mm de espessura (incluindo cristal) x 47 mm de ponta a ponta. Caixa de aço inoxidável e pulseira de elos planos de aço inoxidável ou pulseira de couro. 50m de resistência à água. Movimento Sellita SW510-M de corda manual com 63 horas de reserva de energia e capacidade de parada de segundos. Mostrador preto ou bege com sub-registros contrastantes. Super-LumiNova e cristal de safira. O preço é de $ 1.596 na pulseira e $ 1.656 na pulseira no momento da redação.