Da região do Douro, chega edição Limitada do Porto Reserva é digna de colecionador - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Da região do Douro, chega edição Limitada do Porto Reserva é digna de colecionador

Já pensou na trajetória de um vinho que salvou a travessia aérea do Atlântico? Pois bem, há 100 anos uma garrafa de Vinho do Porto ajudou dois aviadores na primeira travessia aérea do Atlântico Sul em uma das mais épicas aventuras da história da aviação, cruzando sozinhos o Atlântico Sul, em uma viagem cheia de pioneirismo, aventura e uma garrafa de vinho. Embora muitos entusiastas da aviação conheçam a histórica travessia sem escalas do Atlântico Norte, pelo aviador Charles Lindbergh, em 1927, a primeira viagem aérea deste tipo ocorreu cinco anos antes, ligando Portugal ao Brasil, durante as comemorações do Primeiro Centenário da Independência.

Lançado em comemoração ao centenário desta travessia, realizada em 1922, pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Tinto fortificado doce composto a partir de Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca, com estágio entre 6 a 7 anos em barris de carvalho. Mostra notas florais, de ervas secas e de especiarias doces envolvendo sua fruta negra madura e em compota, tudo bem equilibrado por acidez refrescante e taninos de ótima textura. Tem final suculento e agradável, com toques de violetas e de alcaçuz. Álcool 19,5%.

O avião foi remontado a bordo do navio e desembarcado nas águas próximas de São Pedro de São Paulo, voando rumo ao Recife, aonde chegaram em segurança. Na sequência, decolaram para Salvador, Porto Seguro, Vitória e finalmente, o Rio de Janeiro. A viagem pioneira foi encerrada no dia 17 de junho, após a perda de dois aviões, duas passagens não programadas em Fernando de Noronha e o brinde prematuro com o Vinho do Porto. E, recentemente, a Adriano Ramos Pinto lançou uma edição especial do mesmo vinho, inclusive em uma embalagem especial que é uma réplica da original, trazendo até mesmo as marcas de queimado gerado pelo motor no rótulo.

Lançada para celebrar o centenário da 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, esta exclusiva edição Limitada do Porto Reserva é digna de colecionador. É um rótulo produzido em Douro, Portugal, que está permanentemente ligada a Casa Ramos Pinto e aos aviadores do “Lusitânia” que transportava uma garrafa de Porto Adriano. Assim, temos a honra de apresentar um lote especial deste vinho comemorativo do Centenário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Este Porto Reserva é elaborado a partir de um corte de vinhos envelhecidos ao longo de 6 anos na caves da empresa, em Vila Nova de Gaia. Agradável e versátil, apresenta camadas de aromas com destaque a notas de frutas frescas (cereja e amora), frutas secas (ameixa) e noz, além de toques balsâmicos. Na boca é um Porto refinado, saboroso, elegante e persistente.

O rótulo é composto pelas castas Tinta Roriz, Tinto Cão e Touriga Francesa, com graduação alcoólica de 19,5%. E, em relação a gastronomia, vale a pena ser degustado com doces da cultura portuguesa, como os pastéis de nata, quindim, tortas de frutas secas, além de chocolate. Pode ainda ser apreciado acompanhando charutos ou como vinho de meditação. Esta garrafa de épice fortificado sai por R$ 180,00.