The Dalmore e V&A Dundee fazem parceria para criar The Luminary Series - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

The Dalmore e V&A Dundee fazem parceria para criar The Luminary Series

Design e uísque raro deslumbram em The Luminary Series de The Dalmore, resultado de uma parceria inigualável da The Dalmore e V&A Dundee que criarram esse uísque de malte único. A Dalmore’s Luminary Series de single malts foi desenvolvido com curadoria do V&A Dundee – o museu de design da Escócia, projetado por Kengo Kuma, cujos edifícios extraordinários exploram e enriquecem a conexão entre a arquitetura e a terra. O arquiteto e seu protegido Maurizio Mucciola, da PiM.studio Architects, com sede em Londres, transformaram seu espírito criativo de forma colaborativa em uma série de edição limitada de The Dalmore single malts.

Esta é uma busca para descobrir um ponto de convergência entre as habilidades complexas de design arquitetônico e fabricação de uísque. E, por isso, é um projeto de três anos que combina os talentos de artesãos de uísque com luminares criativos. A partir de 2022, a série envolve o lançamento de três edições ao longo de três anos, cada uma contendo dois uísques Luminary – The Rare e The Collectible – apresentados em vitrines especiais. Trabalhando com o mestre destilador do The Dalmore, Richard Paterson, e o mestre fabricante Gregg Glass, respectivamente, Kuma e Mucciola co-conceberam single malts – 48 anos e 15 anos – que incorporam a busca dos colaboradores pela excelência, respeito pelos materiais naturais e profundo respeito pelo processo criativo.

O Luminary No.1 – The Rare – 2022 Edition foi co-concebido por Kuma e Paterson e apenas três frascos foram criados. O raro uísque, cultivado à mão por 48 anos e finalizado em barris de carvalho escocês Tay e de carvalho japonês seco ao ar na destilaria, está alojado em uma escultura única projetada por Kuma, composta por 48 painéis em forma de diamante e feitos à mão nas mesmas madeiras. como os barris (o carvalho Tay foi resgatado de uma árvore que havia caído ao lado do rio homônimo) e o aço brilhante.

A importância dada ao uso de materiais naturais, especialmente a madeira, é a assinatura de Kuma e se reflete no design do interior do V&A Dundee. No The Dalmore, os elementos fundamentais do solo e da madeira desempenham um papel intrínseco no processo de fabricação do uísque e em dar ao uísque seu sabor distinto. Kuma estabeleceu uma conexão poética entre design e fabricação de uísque, destacando materiais mutuamente utilizados, inspirando-se no ambiente natural e honrando a amizade com o V&A Dundee que reuniu o projeto.

A escultura de Kuma para The Luminary No.1 The Rare destaca a assinatura suave do arquiteto, integração suave e compreensão íntima de materiais naturais e espaço negativo, a colocação de metal ao lado de madeira um aceno para ‘kintsugi’, uma antiga arte japonesa onde cerâmica quebrada é reparada com ouro, com resultados incríveis. A madeira, o metal e a luz refletida alcançam equilíbrio e harmonia, traçando paralelos com a arte dos mestres destiladores que criam sabores de uísque perfeitamente harmoniosos.

The Luminary No.1 – The Collectible – 2022 Edition é uma colaboração entre Glass e Mucciola que ecoa seu parceiro Rare em design. Glass criou um single malt inovador de 15 anos que destaca sua paixão pela madeira e pelo sabor. Ele começa sua jornada em carvalho branco americano e termina em barris de vinho tinto italiano Amarone selecionados a dedo e barris ‘kintsugi’ feitos sob medida do carvalho escocês Tay reciclado.

O Collectible é guardado em uma caixa contemporânea desenhada por Mucciola que vê os motivos da escultura de Kuma reinventados e transformados em um padrão gráfico aplicado à sua embalagem. Tons suaves de terra foram escolhidos para relembrar as fortes conexões entre a natureza, o local e o uísque.

A primeira das duas esculturas criadas para exibir The Luminary No.1 – The Rare edition foi vendida na Sotheby’s London com £ 50.000 dos lucros doados ao V&A Dundee, enquanto a segunda será realizada na casa da destilaria Dalmore em Highland. A prova do designer original da escultura está em exibição pública no V&A Dundee. Aproximadamente 15.000 frascos de The Luminary No. 1 – The Collectible edition serão disponibilizados a um RSP de £ 250, para compra em varejistas de luxo em todo o mundo. Informações thedalmore.com