Música e arte se unem em “Monet À Beira d’Água” - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Música e arte se unem em “Monet À Beira d’Água”

Mesmo com suas telas e obras abrigadas em um museu destinado ao seu trabalho, em Giverny, Claude Monet mantém ainda sua casa de Monet e seu ateliê, assim como o Museu d’Orsay que também abriga algumas de suas telas mais bonitas. Porém, sua beleza e força pode ser conferida no Brasil este ano com a Exposição “Monet À Beira d’Água”, que passou primeiro pelo Rio de Janeiro e apresenta as pinturas em animações 2D e 3D, numa experiência que busca ser em 360 graus e cenário para cliques e vídeos.

E agora este espetáculo tem o Parque Villa Lobos como palco deste espetáculo à luz de velas, com direito a um concerto intimista Candlelight, que fará quatro e únicas apresentações dentro da exposição imersiva “Monet À Beira d’Água”, entre os dias 20 e 22 de dezembro, em São Paulo. Sob a regência do sexteto de cordas Monte Cristo Coral & Orquestra e iluminado por milhares de velas, o espetáculo tocará peças da música clássica do período impressionista e também sucessos de cantores e compositores de língua francesa, como Edith Piaf, Debussy e Charles Aznavour, passando pelas contemporâneas ZaZ e Carla Bruni.

Na experiência imersiva, ”Monet À Beira d’Água”, os visitantes vão conferir instalações interativas e obras em escala monumental que celebram a vida e o legado do artista Claude Monet. Cerca de 285 obras do artista podem ser vistas em projeções de sete metros de altura e 360 graus. A exposição é um misto de luz, arte, cor, música e formas, projetadas no chão e nas paredes, dando ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor. A tenda de 15 metros de altura já está instalada no Boulevard Olímpico, na Região Portuária do Rio, na Rua Venezuela.

Considerada a maior exposição multimídia do mundo, em duração, sobre Claude Monet, pintor francês reconhecido como um dos maiores impressionistas, a turnê mundial teve o Rio de Janeiro como destino inicial, e agora chega a São Paulo com a magia começando na entrada, onde o público é convidado a atravessar uma ponte – simbolizando o início desta viagem ao universo de Monet. A seguir, é possível compreender alguns dos quadros do artista e conhecer mais da sua técnica.

Para quem adora mostras interativas, é possível pintar telas digitais em preto e branco; que ganham cores a partir do toque. Além disso, a visita inclui uma réplica da casa de Monet, transformando a experiência em uma verdadeira viagem no tempo.  Mas, claro, que a grande estrela da mostra e deste concerto Candlelight é a sala de projeções, onde as pinturas do fundador do Impressionismo ganham vida sob à luz das velas e ao som da música clássica.

Quem garantir os ingressos para o concerto, antes de se acomodar para o espetáculo, terá acesso à experiência imersiva ”Monet À Beira d’Água”, onde os visitantes vão conferir instalações interativas e obras em escala monumental que celebram a vida e o legado do artista Claude Monet. As entradas, que custam a partir de R$ 30, começam a ser vendidas a partir do meio-dia de 20 a 22 de dezembro, às 19h e 21h.