Saiba como será o PGA Tour de golfe em 2023 que traz mudanças para a temporada - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Saiba como será o PGA Tour de golfe em 2023 que traz mudanças para a temporada

A mudança está chegando ao PGA Tour em 2023, seja para melhor ou para pior, porém, as três maiores mudanças para o próximo ano serão a estreia de eventos elevados, o fim da temporada de encerramento e uma temporada de outono reinventada que termina com um Q-School com cartões PGA Tour em jogo.

Comecemos pelas provas elevadas, que são uma resposta direta ao desafio lançado pelo LIV Golf. Quando os melhores jogadores do PGA Tour se encontraram no BMW Championship em Wilmington no final de agosto, eles chegaram à conclusão de que os melhores jogadores precisam jogar com mais frequência uns contra os outros. Como resultado, eles concordaram em se comprometer a jogar em 13 eventos elevados em 2023, além dos quatro principais – eles podem perder apenas um se quiserem receber o dinheiro do bônus do Player Impact Program.

 

O Tour sempre teve um sistema hierárquico, onde certos torneios já estavam elevados na mente dos jogadores e atraíam melhores fields – devido a bolsas maiores ou pontos da FedEx Cup, fields limitados/sem cortes, melhores percursos, prestígio, etc. agora é mais nítido em preto e branco. O RBC Heritage sabe que terá seu melhor campo – provavelmente em 2023 – o Honda Classic? Não muito.

 

Ter os melhores jogadores comprometidos em jogar nos mesmos eventos é praticamente o sonho do representante do Tour Jay Monahan, executivos de TV e diretores de torneios nos eventos elevados, que agora podem promover sua presença. Os fãs ficarão encantados em ver o melhor com mais frequência. Mas, por outro lado, o trabalho ficou muito mais difícil para os diretores de torneios de eventos não elevados e pode haver algumas semanas em que os campos podem ser ainda mais diluídos do que no passado.

 

A temporada final de 2022-23 terminará como de costume, com a FedEx Cup sendo entregue no final de agosto no Tour Championship. Mas, em vez dos 125 primeiros classificados para o primeiro evento do playoff em Memphis, apenas os 70 melhores jogadores na lista de pontos da Fed Ex Cup após o evento final da temporada regular (o Wyndham Championship) avançarão para os playoffs. Essa é uma mudança significativa e forçará os jogadores a jogar mais se estiverem de fora olhando para dentro. Nos anos anteriores, 70 foi a redução para o BMW, o segundo evento do playoff, mas esse será reduzido para os 50 primeiros em 2023. Nenhuma mudança para East Lake: os 30 primeiros seguem para o Tour Championship em Atlanta.

Ainda não está claro como funcionará a parte de outono do cronograma, mas não haverá pontos da FedEx Cup para a nova temporada. Isso deve apaziguar os jogadores isentos para a temporada de 2024 e permitir que eles tirem uma folga ou competam em outro lugar, como o DP World Tour, sem medo de ficar para trás na corrida da FedEx Cup.

Aqueles que não se classificarem para os playoffs terão que jogar no outono – ainda não está claro quantos eventos constituirão a programação do outono – e lutar pelas posições 71-125. Espere campos mais fracos, mas também grande teatro, enquanto os jogadores lutam para recuperar os privilégios de jogo para o ano de 2024, que acontecerá de janeiro até o Tour Championship no final de agosto. Espere que o Tour mostre como isso vai funcionar em algum momento do primeiro trimestre de 2023.

A última mudança a ser esperada é que, a partir de 2023, os cinco primeiros colocados e empates na Q-school agora ganharão o status do PGA Tour para a temporada seguinte. Isso marca a primeira vez desde 2012 que a Q-school fornecerá um caminho direto para as grandes ligas. Isso deve ser atraente para os melhores talentos universitários que se tornam profissionais e fornecerá outra rota para jogar pelas riquezas do Tour sem gastar tempo no Korn Ferry Tour.