Confira o L'île Ô Théâtre que encanta Lyon às margens do Rio Rhône - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Confira o L’île Ô Théâtre que encanta Lyon às margens do Rio Rhône

Em um cenário pitoresco às margens do Rio Rhône, em Lyon, o L’île Ô Théâtre surge como uma inovadora atração, oferecendo espetáculos teatrais em um ambiente único e eco-friendly. Ancorado próximo à ponte Gallieni, este teatro flutuante proporciona uma experiência teatral incomparável.

Com um casco de concreto armado de 500 toneladas, o L’île Ô é uma plataforma flutuante inovadora que abriga duas salas de espetáculos. Sua estrutura, que custou 2,6 milhões de euros, se estende por cinquenta metros e apresenta uma arquitetura única, composta por seis cubos interligados.

O projeto, idealizado por Jean-Philippe Amy, co-fundador do L’île Ô, destaca-se pela sustentabilidade. Sua estrutura de madeira e aço é removível e reciclável, incorporando ventilação natural e tanques de recuperação de águas residuais, tornando-o um exemplo de ecologicamente correto.

A bordo, a estrutura interna é construída com madeira laminada cruzada, proporcionando resistência estrutural comparável ao concreto armado, mas com peso significativamente reduzido. O uso da água como suporte não é apenas estético, mas simbólico, transmitindo originalidade e significado.

Com três andares em forma de cubos brancos, o L’île Ô Théâtre oferece espaços modulares para workshops artísticos, formação profissional e eventos corporativos, adaptando-se facilmente para se tornar restaurante ou até mesmo hotel.

Inaugurado em janeiro de 2023, o teatro flutuante tem capacidade para receber quase 250 espectadores na sala principal e 78 na segunda sala. A disposição das fileiras abaixo do nível do Rhône proporciona uma experiência única, enquanto o revestimento das paredes com bambu cria uma acústica impressionante, tornando cada espetáculo uma experiência memorável.

Focado no público jovem, o L’île Ô encena peças divertidas e educativas, mas também atrai adultos que desejam desfrutar de uma comédia ou drama em um cenário original e cativante. A expectativa é de que o teatro flutuante receba 30 mil espectadores anualmente.

Além de sua proposta artística, a capacidade de movimento do L’île Ô destaca-se, permitindo que o teatro flutue pelo Rio Rhône, inclusive passando por eclusas, se necessário. Uma adaptação inteligente para uma cidade como Lyon, cujas características urbanísticas limitam a disponibilidade de espaços para construção.

O Rio Rhône, navegável graças a barragens e eclusas, oferece uma oportunidade única para cruzeiros exploratórios. Empresas locais proporcionam experiências incríveis, destacando a rica cultura e gastronomia da região do Vale do Rhône.

O L’île Ô Théâtre não é apenas um teatro flutuante, mas uma expressão arquitetônica e artística que flui em sintonia com as águas do Rio Rhône, encantando residentes e visitantes de Lyon com sua inovação e beleza única.