Ferragamo reflete sobre a história de Hollywood na coleção pré-outono 2023 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ferragamo reflete sobre a história de Hollywood na coleção pré-outono 2023

“Quero criar uma nova Hollywood para Ferragamo – e trata-se de introduzir novas maneiras de se vestir tanto para o tapete vermelho quanto para o dia a dia”, disse Davis sobre essa última coleção projetada para construir a história contada pela primeira vez em um pré-fall da grife italiana. Assim, a marca criada pelo italiano Salvatore Ferragamo traz toda uma inspiração em Hollywood, assinada pelo estilista Maximilian Davis, em peças que foram pensadas para conciliar “glamour histórico e facilidade do dia a dia” e apostam em elementos contrastantes, como acabamentos mais refinados e bordas.

A coleção explora e harmoniza, por exemplo, contrastes entre o pé na areia e o outerwear, mesclando acabamentos aprimorados e bordas cruas, glamour histórico e facilidade do dia a dia, tão essencial para as fundações de Ferragamo. Por isso, desempenha um papel direto na coleção, um dos primeiros projetos cinematográficos de Salvatore, criando as botas de cowboy para “The Covered Wagon” em 1923, que tornou-se uma influência marcante.

Para a coleção de Maximilian Davis na Ferragamo, o estilista desenvolve ainda mais a narrativa de sua estreia. Enquanto a primavera-verão de 2023 se baseou no glamour de um pôr do sol à beira-mar, o pre-fall de 2023 traz Hollywood para explorar uma visão panorâmica estendida de sua paisagem misturando o calor e a sensualidade com um espírito cool. Na intenção de misturar conceitos de sensualidade e “espírito cool”, a Maison harmoniza elementos contrastantes, como acabamentos mais refinados e bordas cruas nesse primeiro grande trabalho do estilista anglo-caribenho.

Não é a toa que a coleção pré-fall, inspirada em Hollywood para Ferragamo, do estilista anglo-caribenho trouxe ainda para suas criações referências que remetem aos picos cobertos de neve que aparecem atrás de colinas ensolaradas e até mesmo ao deserto que fica próximo à cidade de Los Angeles. Os destaques dessa nova coleção ficam por conta das peças justas, silhuetas de alfaiataria básica, brilho de peles e couros envernizados, as transparências de chiffon, os decotes cortados, as caxemiras justas e o clássico vermelho Ferragamo. Nos acessórios, há uma variedade de peças também como a bolsa Wanda, bem como calçados ousados como o sapato Gancino recém-colorido, uma homenagem à inovação sem fim de Salvatore e à orgulhosa história de Ferragamo.

Para a descrição de lançamento, a intenção foi conciliar “glamour histórico e facilidade do dia a dia”. E, por isso, surgem desde um vestido corpete em pele de enguia folheada a ouro ao biquíni de seda acolchoado de penugem. É desta forma que a Ferragamo homenageia a relação da própria marca com a região, que já vem de longa data da indústria e do próprio fundador da label. Mas, ainda há nos acessórios, peças também para o momento litorâneo como bolsa de praia.