Dois tradicionais restaurantes do Rio ressurgem para trazer boas experiências - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Dois tradicionais restaurantes do Rio ressurgem para trazer boas experiências

Em Ipanema e em Copacabana, restaurantes que marcaram época no Rio de Janeiro reabrem as portas neste fim de ano para proporcionar experiência únicas aos cariocas, visitantes e turistas que desejam lembrar dos velhos tempos. Um desses estabelecimentos é o Garden que retorna após mais de dois anos fechado, e o outro é o Cervantes, um dos mais abalados pela pandemia que voltaram à ativa em Copacabana. Desta forma, se o ano de 2022 pode ser considerado um período de recuperação dos restaurantes, em comparação ao cenário desolador da pandemia, ainda que muitas casas de histórias importantes tenham fechado as portas de forma definitiva, o mês de dezembro chegou com o feliz retorno à vida de alguns queridos estabelecimentos cariocas.

Em junho de 2020, quando encerrou suas atividades, o tradicional e ipanemense Garden, inaugurado em 1955, na região do Jardim de Alah, postou nas redes sociais que haveria de reabrir “pela vontade de Deus, renovado, lindo e feliz, para receber essa multidão de irmãos e amigos”. Pois a casa de gastronomia variada voltará a funcionar com seu toldo azul nos primeiros dias de janeiro, reformada e de salão novo em folha, com quadros que exaltam a paisagem carioca. O endereço é o de sempre: Rua Visconde de Pirajá, 631.

Também em Ipanema, quem voltou ao endereço original, onde a história começou no forno à lenha, com farinha e tomates italianos, foi a pizzaria Capricciosa, na esquina entre as ruas Vinicius de Moraes e Barão da Torre. Fechado durante a pandemia, o endereço voltou com reforma que aumentou o conforto no salão, novas entradas e uma pizza de massa negra, preparada com a adição de carvão vegetal.

 

Copacabana foi outro bairro que viveu importantes ressurreições, com o retorno do Cervantes, que ficou fechado por 600 dias após a reclusão forçada de 2020. inaugurado em 1955, o símbolo boêmio que atravessa gerações renasceu pelas mãos de Antônio Rodrigues, o empresário cearense dono da rede Belmonte, que também salvou da falência em tempos recentes o Nova Capela, na Lapa, e o Amarelinho, na Cinelândia.

Na Rua Barata Ribeiro, altura da praça Cardeal Arcoverde, pertinho do Metrô, um clássico chamado A Marisqueira também reabriu após renovar interior e fachada, aumentando o salão e mantendo seus clássicos baseados nos frutos do mar e receitas portuguesas, muitas delas servidas desde 1952. É o caso do bacalhau à Mário Soares, um carro-chefe da casa com o lombo frito, batatas coradas, cebolas e pimentões refogados no azeite, e cobertura de alho frito.