Miniaturas de carros famosos levam brincadeiras para adultos
Carros clássicos viram miniaturas elétricas que podem ser dirigidas de verdade de acordo com sua idealizadora, a Little Car, que fabrica miniaturas de modelos clássicos movidos a bateria. Como o nome já indica, a britânica Little Car Company (ou empresa de carros pequenos em tradução livre) produz versões elétricas e encolhidas de veículos clássicos de marcas importantes. Nos últimos quatro anos, a companhia alcançou £ 10 milhões em faturamento, mais de R$ 63 milhões na cotação atual, indicando que existe um público seleto que aprovou a ideia.
De início, a Little Car Company só importava réplicas de baixo custo, até que foi procurada pela Bugatti para “criar algo diferente” para o Salão do Automóvel de Genebra. Foi aí que o CEO, Ben Headley, pegou emprestado uma versão original de um dos clássicos da marca francesa, o carro de corrida conversível Type 35 de 1924, e criou uma miniatura realista o mais próximo possível do original. O resultado foi o Bugatti Baby, que é a miniatura elétrica do clássico Type 35. Quando outros clientes começaram a entrar em contato pedindo por mais unidades, Headley enxergou uma boa oportunidade de negócio. E não à toa o preço de partida das miniaturas é bem salgado, £30.800, pouco mais de R$ 196 mil em conversão direta.
Outros carros famosos também ganharam réplicas fiéis, como um Aston Martin DB5, por exemplo, que ficou famoso por aparecer na franquia James Bond. Para o DB5, a empresa chegou a trabalhar em parceria com os cineastas do filme para replicar dispositivos como mini-armas de brinquedo e até máquinas de fumaça presentes no original. Mas, apesar do tamanho reduzido, a réplica do DB5 conversível se sai bem na pista e não fica tão longe de dirigir um carro elétrico convencional.
Para Ben Headley, CEO da Little Car Company, além de construir versões compactas e elétricas de carros grandes, a empresa também está disposta a fazer o oposto, ou seja, criar uma versão em tamanho natural de um carrinho de brinquedo capaz de andar legalmente nas ruas. Baseado no, um modelo de controle remoto lançado em 1985, a novidade deve chegar ao mercado em meados de 2023 por £15.000 (R$ 95,4 mil) como um buggy elétrico com pegada off-road.
A versão da Little Car se chama Wild One Max e terá 3,5 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e cerca de 250 kg. Com capacidade para dois passageiros, o alcance dependerá da bateria instalada. A mais simples oferecerá cerca de 50 km de autonomia, o suficiente para trajetos curtos, diz a fabricante. No fim, o preço é um pouco mais convidativo que o das réplicas, pelo menos no Reino Unido. “Pode ser uma alternativa no verão, em vez de pular em um SUV a diesel”, disse Hedley. “Queremos mostrar que os carros elétricos podem ser divertidos e não precisam ter 1.000 cavalos”, acrescentou. Agora, a marca planeja levantar mais £10 milhões na sua quarta rodada de investimentos para conseguir construir mais unidades de veículos em miniatura por ano.