Valentino lança a “Valentino Sleeping Stock”, iniciativa de moda sustentável - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Valentino lança a “Valentino Sleeping Stock”, iniciativa de moda sustentável

A Valentino lança projeto de sustentabilidade Sleeping Stock, uma iniciativa de moda sustentável que foi lançada recentemente em colaboração com o Tissu Market, localizada no coração de Paris, no bairro de Sentier. A parceira da Maison italiana é uma loja de tecidos que oferece uma variedade de tecidos, desde caxemira a seda e peles artificiais. A apenas alguns quarteirões de distância, uma vitrine da Valentino está situada na Rue St. Honoré, onde suas vitrines bem iluminadas agora são escurecidas no início da noite como parte dos esforços de sustentabilidade da marca. “Na origem desta iniciativa está uma profunda convicção pessoal e partilhada: a importância do upcycling como motor de mudança que pretendemos estabelecer no setor da moda”, afirma o fundador da Tissu Market, Franck Lellouche. “A busca pela excelência, inclusão e engajamento por meio do processo criativo são alguns dos principais valores que compartilhamos e guiarão os próximos passos desta parceria única.”

No coração de Paris, a boutique Valentino, com suas vitrines coloridas, agora mantém suas luzes desligadas a partir das 22h, de acordo com suas iniciativas sustentáveis. Desde setembro de 2021, a Valentino e a Tissu Market trabalham juntas em busca das melhores formas de operar de forma sustentável. Após mais de um ano de pesquisa, a Maison Valentino e a Tissu Market lançam o projeto Sleeping Stock. Com isso, já deu nova vida a 22.000 metros de tecidos das coleções masculina e feminina de alta costura e prêt-à-porter da Valentino. Chiffon, tafetá, cetim dévoré, crepe da China com estampa floral, georgette de seda e renda guipure, presentes nas criações desenhadas por Pierpaolo Piccioli, que foram disponibilizados pela Tissu Market para uma clientela ativa em ópera, teatro, cinema e design de moda. “Uma convicção profunda, pessoal e compartilhada está na origem desta iniciativa: a importância do upcycling como força motriz para a mudança que pretendemos estabelecer na indústria da moda”, disse Frank Lellouche, fundador da Tissu Market.

A colaboração é uma iniciativa que usa sobras de tecidos das coleções de alta costura e pronto-a-vestir de Valentino e é reciclado para ser vendido no Tissu Market. E, graças à iniciativa Valentino Sleeping Stock, a marca de luxo evitou até agora cerca de 265 toneladas de emissões de CO2 e, como não precisou produzir novos tecidos, economizou mais de 1 milhão de metros cúbicos de água, o equivalente ao volume de 442 toneladas olímpicas piscinas. Tecidos como chiffons, tafetà, cetins dévoré, crepes de chine com estampas florais, georgettes de seda e rendas de guipure que eram usados, mas guardados no arquivo, agora têm uma segunda chance de serem reaproveitados.

O revendedor francês, fundado em 2010 por Franck Lellouche, foi visto como o parceiro perfeito pela sua experiência e cuidado com o valor agregado que os tecidos podem oferecer. Ele também tem ligações estreitas com pessoas no mundo da arte, cinema, ópera, teatro e televisão, o que faria um bom uso desses tecidos. Em espírito de retribuição, a receita da venda dos tecidos será revertida integralmente para a Valentino’s Bottega dell’Arte, um programa de seis meses criado em 2015 com o objetivo de formar novos colaboradores para a marca. Agora, a Maison Valentino espera fazer a diferença com esta iniciativa e outras mudanças sustentáveis ​​que ela fez. O projeto Valentino Sleeping Stock também foi criado para durar muito tempo, para regenerar continuamente a criatividade e novas formas de usar esses tecidos premium.

Em termos de regeneração virtuosa, que é uma característica única da abordagem de retribuição da Maison, o produto das vendas dos tecidos para o Tissu Market será integralmente doado para Valentino’s Bottega dell’Arte, um programa de treinamento de seis meses nascido em 2015 com o objetivo de formar profissionais para o Atelier e transmitir o savoir-faire de alfaiataria da Maison às gerações futuras, tornando-se multiplicadores e divulgadores do conhecimento único da marca Valentino. Além disso, graças a essa sinergia, foi estimada uma economia decorrente da ausência de produção de novos tecidos de aproximadamente 1.105.645 metros cúbicos de água, equivalente ao volume de 442 piscinas olímpicas. Para mais informações, visite Valentino: https://www.valentino.com/en-rs.