O Henley Passport Index apresenta ranking dos passaportes valiosos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

O Henley Passport Index apresenta ranking dos passaportes valiosos

O Henley Passport Index acaba de divulgar o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo para 2023, e as classificações podem surpreender.⁠ ⁠O Japão ficou em primeiro, com 193 destinos sem necessidade de visto, seguido por Coréia do Sul e Cingapura, em segundo, e Alemanha e Espanha, em terceiro. Este é o quinto ano consecutivo que o Japão ocupa o primeiro lugar. Já Brasil cai uma posição no ranking dos passaportes mais valiosos. O país, que no ano passado ficou em 19º lugar, ocupa agora a 20ª colocação, com acesso sem visto a 170 destinos.

À medida que entrarmos no ano novo, os resultados mais recentes do Henley Passport Index fornecem insights fascinantes sobre um mundo caracterizado por transformações extraordinária e oferecem uma visão reveladora do que está por vir. Pelo quinto ano consecutivo, o Japão coroa o índice, que é baseado em dados exclusivos da International Air Transport Association (IATA) e classifica todos os 199 passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus portadores podem acessar sem visto prévio.

Cidadãos japoneses agora podem visitar surpreendentes 193 destinos de 227 sem visto, enquanto os da Coreia do Sul e Singapura, que estão empatados em2º lugar, desfrutam de uma pontuação de 192 com isenção de visto/visto na chegada. A Alemanha e a Espanha estão em3º lugar, com acesso sem visto a 190 destinos em todo o mundo. O Reino Unido e os EUA permanecem em6º e7º lugares, com pontuações de 187 e 186, respectivamente, e parece cada vez mais improvável que recuperem o primeiro lugar que ocupavam juntos há quase uma década.

Enquanto isso, o Afeganistão permanece firmemente na parte inferior do Henley Passport Index, com uma pontuação de apenas 27 — 166 menos destinos com acesso sem visto do que o Japão — a maior lacuna de mobilidade global nos 18 anos de história do índice. Presidente da Henley Partners, o Dr. Christian H. Kaelin diz que a pesquisa mais recente da empresa sobre a ligação entre viagens com acesso sem visto e acesso econômico global revela o que o poder do passaporte significa em termos financeiros concretos. “Para os cidadãos globais, uma melhor medida de mobilidade econômica e oportunidade fiscal oferecida por seus passaportes é analisar a porcentagem do PIB global acessível a eles sem visto. Nossa pesquisa mais recente sobre quanto acesso econômico global cada passaporte oferece é uma ferramenta útil para os investidores e fornece uma nova visão sobre a desigualdade e disparidade de riqueza cada vez maiores que define nosso mundo”.