Aidia Studio cria ‘The Rub’ al Khali Oculus‘ para hospedagens de luxo em ambientes complexos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aidia Studio cria ‘The Rub’ al Khali Oculus‘ para hospedagens de luxo em ambientes complexos

Cápsula inspirada em cactos é hospedagem de luxo que se adapta a climas extremos no deserto. Inspirado na anatomia e adaptabilidade dos organismos do deserto, a Aidia Studio projetou um complexo de cápsulas de deserto adaptável com uma estrutura retrátil que pode se transformar de acordo com a hora do dia, o clima e as necessidades de seus hóspedes. O projeto da empresa sediada na cidade do México se chama ‘The Rub’ al Khali Oculus‘ e é inspirado em espécies de cactos do deserto que apresentam espessas camadas externas e barbatanas que difundem o calor e a radiação solar.

O escritório de arquitetura projetou esse OCULUS, com uma proposta de hotel no deserto no Deserto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Com uma abordagem biomimética, o design do Oculus adota as características específicas dos organismos, que são capazes de se auto-sombrear para reduzir sua temperatura interna e, ao fazê-lo, são capazes de sobreviver às temperaturas extremas de climas desérticos.

 

Por isso, a adaptabilidade está no centro de um desempenho discricionário, permitindo-lhes aumentar a atividade durante a noite, quando o calor diminui. Assim, ao projetar uma cápsula habitável para o deserto, criamos uma forma que se transforma em diferentes configurações, dependendo da hora do dia, clima e necessidades programáticas dos usuários, ou seja, observar as estrelas, avistar a vida selvagem em privacidade.

A frente do projeto estão os designers Rolando Rodriguez-Leal e Natalia Wrzask, que traduziram o conceito por meio de sessenta painéis articulados que criam uma cobertura densa para abrigar a cabine. Contudo, cada cápsula pode ser construída a partir de 30 módulos pré-fabricados que são facilmente configurados para criar uma estrutura autossustentável. Com os painéis modulares de sombreamento destinados a serem fabricados externamente, o processo de construção pretende ser rápido, com o mínimo impacto ambiental.

No interior, a cápsula oferece uma suíte espaçosa em plano aberto com vista para a paisagem deserta. Por fim, materiais sustentáveis ​​como madeira certificada e tecidos orgânicos em tons naturais são propostos para combinar o resort com o ambiente ao redor. Além disso, localização e a configuração geral do resort foram planejadas para ampliar as belas vistas do céu noturno expansivo.