Conhece os prazeres de uma viagem enogastronômica pela Ilha da Madeira? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conhece os prazeres de uma viagem enogastronômica pela Ilha da Madeira?

Já pensou em fazer uma viagem enogastronômica pela Ilha da Madeira? Pois bem, este arquipélago português oferece culinária típica e tradicional que transforma qualquer visita em uma experiência única. A Ilha da Madeira é considerado o melhor destino insular do mundo. É um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Por isso, não é à toa que a parte gastronômica do arquipélago seja tão forte. As refeições são parte importante de qualquer viagem, pois fazem com que os turistas conheçam melhor o destino e a sua cultura. Na Ilha da Madeira, arquipélago português em meio ao Oceano Atlântico, a enogastronomia é um atrativo à parte e sempre encanta os viajantes que buscam por sabores típicos.

O destino assim conta com um dos vinhos mais famosos do mundo, o vinho Madeira, e a deliciosa culinária é servida em diversos restaurantes da ilha, seja em pequenos empreendimentos familiares ou em elegantes restaurantes de alta gastronomia, que dão um toque moderno à cozinha tradicional. Para ir ao encontro destes sabores, basta o visitante fazer em passeio pelos vários pontos da ilha e provar suas iguarias. Confira nove destinos e o que provar em cada um deles.

 

Porto Moniz – arroz de lapas: Apesar de popular por toda a ilha, foi na vila de Porto Moniz que o prato tradicional teve origem. Depois de lavadas e escovadas, as lapas são cozidas e servidas com tomate, cebola e salsa picada. O vinho Madeira é adicionado ao cozimento do arroz, conferindo-lhe uma identidade única.

São Vicente – Quinta do Barbusano: Situada na costa norte da ilha, nesta vinícola encontram-se vinhas de várias castas. Ainda que a casta mais proeminente seja o Verdelho, base para a produção de vinhos brancos de referência, também são produzidos excelentes tintos e rosés. A Quinta do Barbusano oferece provas de vinho e organiza refeições. Outra atividade que desperta o interesse dos visitantes é a participação na pisa da uva durante as vindimas.

Curral das Freiras – licores: Dois licores típicos desta região são destaque: o licor de castanha e a célebre ginja (fruto semelhante à cereja). A ginjinha é uma bebida obtida a partir da fermentação alcóolica da ginja. Os licores de eucalipto e noz também são muito apreciados entre os visitantes.

Câmara de Lobos – espetada, poncha e nikita: A espetada é uma especialidade da Madeira e típica da Câmara de Lobos. A simplicidade do tempero e o preparo fácil tornam este prato muito popular. Consiste em pequenos cubos de carne de vaca, temperados com folhas de louro, sal e alho, distribuídos em um espeto e grelhados na brasa. O prato acompanha bolo de caco, batata frita, milho frito e salada. A poncha é uma das bebidas mais típicas da Madeira, feita com aguardente de cana, mel de abelhas, suco de limão e laranja. Já na poncha à pescador, o mel é substituído pelo açúcar. Quem preferir algo mais suave pode experimentar os sabores de tangerina, maracujá, hortelã, kiwi ou morango. A nikita é uma mistura cremosa e gelada de rodelas de abacaxi, cerveja e vinho branco.

Funchal – vinho Madeira, frutas e bolo de mel: A Madeira Wine Company – Blandy’s Wine Lodge, instalada no antigo Convento de São Francisco do século 17, possui as mais antigas adegas de vinho Madeira do mundo. A visita ao local compreende uma passagem pelas salas de prova, armazéns, áreas de exposição e loja de conveniência. Já no Mercado dos Lavradores encontram-se as frutas tropicais do arquipélago, sempre frescas e deliciosas. As mais populares são o tabaibo (figo-da-Índia), a pera-abacate, o maracujá banana, o tomate inglês e a fruta-do-conde. O aroma do interior do mercado é inconfundível tal a variedade de legumes, frutas, peixes, mariscos e até flores exóticas. Com mais de 120 anos de tradição, a Fábrica Santo António dedica-se à doçaria tradicional madeirense. Esta é uma das mais antigas fábricas artesanais da ilha de onde saem diariamente fornadas de bolos de mel, bolachas, broas e compotas.

Porto da Cruz – rum: O rum da Madeira, também conhecido como aguardente de cana ou aguardente de cana sacarina, é resultado da fermentação alcoólica e destilação do suco da cana-de-açúcar. Sua produção natural faz parte das tradições da ilha há várias gerações e é uma especialidade de Porto da Cruz. O rum é a base da famosa receita de poncha da Madeira.

Machico – bife de atum: O prato é bem típico por toda ilha, mas em Machico conquista os apreciadores da boa gastronomia. O atum é cortado em bifes, temperado com sal e marinado com vinagre, azeite, alho, orégano e pimenta, criando o famoso molho vilão. Para acompanhar, basta cozinhar farinha de milho em azeite, misturar alho, segurelha (especiaria), couve picada e, depois, cortar em cubos e fritar para dourar.

Caniçal – lapas grelhadas, castanhetas e caramujos: As lapas são uma típica entrada da Madeira. Servidas quentes, as lapas são colocadas na frigideira de ferro com a concha para baixo e temperadas com manteiga, alho e sal. Depois de prontas, são regadas com limão. As lapas são comuns na região, encontradas em cavidades rochosas e poças. A castanheta é um peixe em abundância na orla da ilha, temperada com sal e frita em óleo fica excelente com limão. Os caramujos são muito comuns de serem servidos como entrada. Cozido em água com alho e sal, basta adicionar limão e deliciar-se com a iguaria.

Porto Santo – bolo do caco: Sua origem vem da colonização do Porto Santo, a partir de 1425. A receita era simples e o pão de aspecto achatado era cozido num caco de basalto colocado diretamente nas brasas quentes. Geralmente servido com manteiga e alho, é ideal também com uma fatia de carne com salada, ovo, queijo e presunto. Vai bem ainda com um filete de peixe-espada, polvo guisado em tomate e cebola ou língua estufada.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.