Conheça a Outsider MX, uma moto retrô VAE com aparência scrambler - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Conheça a Outsider MX, uma moto retrô VAE com aparência scrambler

É cada vez mais comum encontrar bicicletas elétricas potentes e mais parecidas com motos e este modelo do francês Michael Blast não fica atrás. Mas, neste caso, a sua nova Outsider MX é uma bicicleta elétrica com cara de moto retrô, que traz qualificações de uma VAE com aparência de uma Scrambler. Este é um modelo popular do fabricante de bicicletas elétricas Michael Blast, cuja empresa sediada no Canadá ficou famosa no mercado americano graças ao regulamento menos restrito do país. Recentemente, a marca também passou a vender seus produtos na França, ajustando as especificações para atender as leis europeias.

De fato, a Michael Blast é uma empresa francesa que nasceu perto de Montélimar em 2014, mas primeiro se destacou na América do Norte. Embora a empresa pretenda reforçar a sua presença em França e na Europa, alargando a sua gama com um novo modelo com ambições todo-o-terreno com o Outsider MX. No mercado dos EUA, o Outsider é uma máquina bastante poderosa. Você pode optar por tê-lo em 500 W ou 750 W, e com certeza será um passeio bastante intenso de qualquer maneira.

Do outro lado, no entanto, as bicicletas elétricas com pedal são limitadas a 250 W para serem montadas sem a necessidade de licença e registro. Foi exatamente isso que a marca fez com a nova Outsider MX, uma robusta bicicleta elétrica inspirada em scrambler.  Logo de cara, fica claro que a Outsider recebe sua aparência do mundo das motocicletas, mais especificamente, das scramblers neo-retro. Tudo, desde o tanque de combustível falso no qual a bateria está alojada, até o selim de peça única e, claro, o farol redondo de LED, dão ao Outsider um toque de estilo clássico.

Nos EUA, a bicicleta é vendida em duas versões, com motor de 500 W ou 750 W. Já na França, o veículo é limitado a 250 W para rodar nas ruas sem precisar de licença e emplacamento. A variante mais modesta, voltada para o mercado europeu, tem autonomia estimada de 120 km por carga e velocidade limitada a 25 km/h. A dupla mais poderosa vendida em solo americano, por sua vez, atinge até 32 km/h, mas abre mão da autonomia, que cai para 50 km. O modelo de 750 w vem ainda com um sistema de suspensão traseiro, enquanto a versão padrão tem apenas um garfo de suspensão dianteira.

Para manter a linguagem de design retrô, a bike vem equipada com farol redondo de LED, assento de peça única e até tanque de combustível “fake”, que acabou servindo como saída para esconder a bateria, pois o tanque falso é usado para “camuflar” a bateria da e-bike. Mas, a Outsider padrão já era inspirada no visual das motocicletas clássicas com a bateria escondida sob um tanque falso. Depois de ser recusado nas versões S e 5.0, agora é o Outsider MX a pousar. Contudo, a principal diferença com os outros modelos é que o MX é equipado com uma suspensão na traseira onde ficava um hardtail.

A estrutura tubular de alumínio é assim acompanhada por um amortecedor Rockshox ajustável. Ainda montado sobre aros raiados calçados com pneus grossos CST Scout de perfil misto, o MX fica, assim, mais de olho nas scramblers ao prometer mais versatilidade em seu uso da Outsider, que está disponível nos EUA a partir de US$ 2.399 na versão de 500 W (quase R$ 12.200). O modelo topo de linha de de 750 W custa US$ 2.799 (R$ 14.200). Na França a bike sai por um valor mais salgado, 3.490 euros, o equivalente a quase R$ 19.300. As entregas estão previstas para começar em junho de 2023.