Museu Casa da Memória Italiana mostra história no Brasil - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu Casa da Memória Italiana mostra história no Brasil

O Museu Casa da Memória Italiana tem programação de férias para todos os públicos com uma agenda, totalmente gratuita, que traz curiosidades sobre a arquitetura da instituição, jogos, brincadeiras, contações de histórias e espetáculo de palhaçaria. O lugar preserva a história da imigração italiana por meio de uma estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original dos anos 1920.

Lugar cheio de cultura e história, que a guia vai contando durante a visita, o espaço mantém tudo muito bem preservado no imóvel, num sistema de museu moderno que é cheio de história e vida. E isso reforça a relevância do local, que se configura em um espaço muito interessante para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes italianos e o seu importante papel no desenvolvimento da região de Ribeirão Preto.

A edificação, que foi construída nas primeiras décadas do século passado, promove inúmeras atividades como oficinas de arte e gastronomia, exposições de arte, palestras, etc. in loco e virtuais ao longo do ano. Esta casa teve como segundos moradores uma família de italianos, que viveram nela desde a década de 30 até os anos 2000, quando a casa foi doada para compor o Instituto Casa da Memória Italiana, entidade que tem como finalidade resgatar e preservar a história destes imigrantes que fizeram parte da formação do Brasil de forma tão intensa.

Localizada próxima do centro da cidade de Ribeirão, bem ao lado da Catedral de São Sebastião, a casa em si não tem um estilo que possa se dizer italiano ou coisa assim, na verdade foi construída na década de 1920 a pedido de uma senhora de ascendência portuguesa. Mas, a casa é muito mais reflexo de uma época do que propriamente de uma nacionalidade específica e tem grande mérito por isso.

Além do fato de ser lindíssima, a casa tem vários objetos que remontam anos passados e são muito interessantes de conhecer, por terem pertencido a essa família italiana que lá morou. O resgate da memória italiana propriamente dita acontece muito mais pela intervenção que pode ser feita durante as visitas, como os comentários da guia, por exemplo.

Por isso, além da história viva no espaço com a decoração, móveis, objetos e adornos do imóvel que remete ao passado de famílias conceituadas na antiga Ribeirão Preto, o local também possui um espaço com atividades lúdicas, pedagógicas e culturais.