Galo 2023 ganhará hoje o espírito "Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas" em nova roupagem - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Galo 2023 ganhará hoje o espírito “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas” em nova roupagem

Matando a curiosidade dos foliões pernambucanos, o Galo da Madrugada 2023 apresenta, nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, os detalhes da alegoria gigante do bloco, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. É assim que raia o novo mês, o mais especial, mágico e esperado do ano para quem ama carnaval e não esquece que 18 de fevereiro temos um encontro marcado na festa do maior bloco de carnaval do mundo.

Este é o 44º desfile do Galo da Madrugada que acontece no Sábado de Zé Pereira, a partir das 9h. E para prestigiar a festividade deste ano com a roupa da alegoria gigante, que será apresentada nesta quarta. Com o tema “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas”, o Galo da Madrugada 2023 celebra o centenário de Enéas Freire, um de seus fundadores. A obra de arte, que reina absoluta na Ponte Duarte Coelho nos festejos de Momo, é assinada pelo artista plástico e designer pernambucano Leopoldo Nóbrega pelo terceiro ano. Ele também confeccionou o “Galo Artesão”, em 2019, e o “Galo Circense de olho no futuro”, em 2020.

Não é à toa que, com a volta do Carnaval, suspenso por dois anos por conta da pandemia de Covid-19, está de volta também o maior bloco de rua do mundo, que chegou ao status de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. Agora, o Galo da Madrugada mais uma vez é assinado pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, que também foi o responsável pela confecção do “Galo Artesão”, em 2019, e pelo “Galo Circense de olho no futuro”, em 2020.

Considerado o “Maior Bloco de Carnaval do Mundo”, com registro inclusive no Guinesss Book em 1994, por levar cerca 1,5 milhões de foliões às ruas do Recife, o Galo da Madrugada retorna com este importante tema “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas” e a homenageia um de seus fundadores e ex-presidente de honra, Enéas Freire. A homenagem celebra os 100 anos de nascimento do carnavalesco, que ocorreu em 2021. Como não houve desfile, as comemorações foram adiadas e retornam neste Carnaval.

Enéas nasceu em 2 de dezembro de 1921. Em 23 de janeiro de 1978, fundou o Clube das Máscaras O Galo da Madrugada. Ele faleceu em 2008, aos 86 anos. O segundo homenageado é o artista plástico Ary Nóbrega, que faleceu em 2020. Ele foi responsável, por mais de 25 anos, pela confecção das alegorias que abrilhantaram os desfiles de Carnaval da agremiação. E, naturalmente, ele traz celebração da vida, frevo e Centenário de Enéas Freire que uniu o tema ao ideal da camisa oficial do Galo da Madrugada 2023.

O tema foi anunciado no final da primeira quinzena de janeiro na sede da agremiação, no bairro de São José, área Central do Recife, quando foram anunciados os nomes dos homenageados e a camisa oficial. Prestes a completar três anos sem ganhar as ruas, o seu 44° desfile promete ser uma grande festa. De acordo com o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, a escolha do tema reflete a gratidão e esperança de poder retomar as festividades.

Na ocasião, também foi anunciada a Camisa Oficial do Galo da Madrugada. A peça é assinada pelo artista pernambucano J. Borges, que traz como destaque alusão ao clima de alegria e celebração presentes no tema, através de xilogravuras e figuras típicas da cultura pernambucana. “A gente estava tão ansioso que decidiu antecipar a amostra dos carros alegóricos. Faltam menos de 30 dias para o Galo da Madrugada, o grande desfile, e a gente espera isso há dois anos, parece que esse sonho está voltando a se realizar. Então, a gente veio dar um gostinho para as pessoas voltarem ao clima de carnaval, voltarem aquele amor que a gente tem por essa grande festa popular”, declarou o diretor do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes.