Este superiate italiano pode se erguer sobre a água - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Este superiate italiano pode se erguer sobre a água

Alimentado por um sistema de hidrofólio – um tipo de “asa” que atua como superfície de elevação dentro da água, este é um superiate de luxo e velocidade de R$ 434 milhões pode que “voar” sobre a água. Esta é a última invenção do Lazzarini Design Studio que apostou em uma série de conceitos ecléticos e inovadores de superiates que tem surgido nos últimos meses.

Com 74 metros de comprimento, o design foi amplamente inspirado nos monocascos foil usados ​​na America’s Cup, que é uma das mais antigas competições internacionais de iates à vela, de acordo com a equipe do estúdio italiano. Mas, em vez de ser empurrado pelo vento como um iate à vela, este enorme navio laranja brilhante funcionará com três motores movidos a hidrogênio com capacidade de atingir 5.000 cavalos de potência cada. “Gostamos de lembrar que em 1964 a construção naval já era capaz de construir embarcações semelhantes”, dizem os projetistas em um comunicado.

Embora a tecnologia de foiling remonta a muitos anos, sua popularidade cresceu recentemente, principalmente devido à competição. No entanto, a construção de um hidrofólio desse tamanho seria, sem dúvida, uma conquista extremamente significativa. Por isso, apesar do projeto ser apenas um conceito, os projetistas dizem que ele pode ser construído em dois anos a um custo de cerca de US$ 87 milhões (aproximadamente R$ 434 milhões).

O sistema de foil aparentemente pode ser ajustado dependendo das “necessidades de cruzeiro” do momento, expandindo de uma largura de 15 metros quando o iate está atracado/ancorado e o foil fechado para até 20 metros de boca quando aberto enquanto o iate está navegando em alta velocidade. Essa “configuração diferente de superiate” permitirá “viajar no mar muito mais rápido do que navios convencionais de tamanho semelhante”, acrescenta a equipe Lazzarin.

Feito de uma mistura de materiais compósitos de fibra de carbono seco, o superiate leve foi “projetado para ser o mais rápido de seu tipo” e terá a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 75 nós. Quanto às comodidades a bordo, o iate será equipado com seis cabines de hóspedes, uma suíte, um heliponto e um beach club com piscina em seus quatro níveis.

O Plectrum é o mais recente de uma série de designs radicais de superiates da Lazzarini. No ano passado, o estúdio revelou o Sovrano, um gigantesco conceito de superiate de 169 metros com heliportos duplos e um deck retrátil. Enquanto isso, o estúdio espanhol Rodriguez Design revelou recentemente o Catalina, um impressionante conceito de superiate de cinco andares com uma gigantesca banheira de hidromassagem infinita.

Essa “configuração diferente de superiate” permitirá “viajar no mar muito mais rápido do que navios convencionais de tamanho semelhante”, acrescenta a equipe Lazzarini. Feito de uma mistura de materiais compósitos de fibra de carbono seco, o superiate leve foi “projetado para ser o mais rápido de seu tipo” e terá a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 75 nós. Quanto às comodidades a bordo, o iate será equipado com seis cabines de hóspedes, uma suíte para o armador, um heliponto e um beach club com piscina em seus quatro andares.