Oficinas e exposições movimentam Caixa Cultural Recife em fevereiro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Oficinas e exposições movimentam Caixa Cultural Recife em fevereiro

A agenda inclui oficinas inspiradas no carnaval, oficinas virtuais e exposições para o mês de fevereiro conta com atividades presenciais e virtuais. A agenda conta com oficinas de dança, desenho, confecção de máscaras e adereços, fotografia e teoria da cor. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site CAIXA Cultural.

Agenda – A programação, que iniciou na última sexta-feira (03), às 15h, com a oficina “Dança Afro-Brasileira”, segue na próxima quinta-feira (09), às 14h, com a oficina “Máscaras Brincantes” vai ensinar a construção de máscaras inspiradas nos brincantes e nos folguedos do Nordeste. Nela, os participantes produzirão suas versões do adereço, tendo como base personagens como o Cavalo Marinho, a La Ursa, as Caretas de Triunfo, os Papangus de Bezerros, entre outros. Classificação etária a partir de 10 anos. Na quarta-feira (15), às 14h, acontece a oficina “Da Cabeça à Plenitude: Adereços de Carnaval”, em que os participantes aprenderão a construir ornamentos de cabeça inspirados nos tradicionais blocos líricos e bailes de máscaras de Pernambuco. Classificação etária a partir de 14 anos.

O público que gosta de desenhar tem a oportunidade de participar da oficina “Respostas poéticas: Mulheres múltiplas, histórias únicas”, na quinta-feira (16), às 11h. A oficina propõe um olhar interpretativo sobre as histórias das personagens que compõem a exposição “Mulheres que Mudaram 200 anos”. Depois de uma visita à exposição e de um momento de reflexão, a atividade culminará numa vivência de desenho com caneta e sobreposição. Classificação etária a partir de 10 anos.

A programação da CAIXA Cultural traz também atividades virtuais, com oficinas criativas usando papelão; mistura óptica de cores; estudo das cores; fotografia urbana, entre outras. As informações completas sobre a programação das oficinas virtuais estão disponíveis no site da CAIXA Cultural.

 

 

Exposições – Além da programação educativa, a CAIXA Cultural Recife permanece com duas exposições: “Mulheres que Mudaram 200 anos”, com obras de arte de artistas representando mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil. E a mostra “Dentro do prédio tem História: a cidade, o porto e o tempo”, que traz um aprofundamento de pesquisas histórica e arqueológica, formando uma linha do tempo de acontecimentos que ajudam a compreender a cronologia da cidade do Recife, com enfoque no desenvolvimento do Porto e do Bairro do Recife, desde o século XVI até os dias de hoje.

A programação de fevereiro da CAIXA Cultural conta com atividades presenciais e virtuais para todos os gostos. Confira a programação, que é toda gratuita, inscreva-se e aproveite fevereiro:

PROGRAMAÇÃO

08/02 – Oficina Virtual Como Criar com Papelão

09/02 – Oficina de Máscaras Brincantes

09/02 – Oficina Virtual Mistura Óptica de Cores

15/02 – Oficina Da Cabeça à Plenitude: Adereços de Carnaval

15/02 – Oficina Virtual Tinta Têmpera: da Antiguidade ao Século XX

16/02 – Oficina Respostas Poéticas: Mulheres Múltiplas, Histórias Únicas

23/02 – Oficina Virtual Estudo das Cores: Círculo Cromático

24/02 – Oficina Virtual Fotografia Urbana

 

 

SERVIÇO

Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife (em frente ao Marco Zero)

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Inscrições no Site: CAIXA Cultural

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência