Confira de perto a Montblanc Ferrari Stilema SP3 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Confira de perto a Montblanc Ferrari Stilema SP3

Ferrari se une à Montblanc para uma caneta-tinteiro de alto desempenho, a Montblanc Ferrari Stilema SP3, que é tão elegante e refinado quanto os lendários carros esportivos da empresa. Embora seja conhecida pela amplitude e alcance de sua operação de merchandising, a Ferrari escolhe seus principais parceiros de design com cuidado extraordinário. As empresas que têm a sorte de colaborar com a lendária marca italiana recebem toda a atenção de Flavio Manzoni, vice-presidente sênior de design.

As duas empresas já haviam trabalhado juntas em uma linha de rollerball e caneta-tinteiro que homenageia Enzo Ferrari, parte da série ‘Grandes Personagens’ da Montblanc. Para o Montblanc Ferrari Stilema SP3, a fasquia foi definitivamente elevada. “Este foi um projeto incrível e inspirador”, diz Manzoni, que “representa uma ponte entre dois mundos.” A nova Montblanc é uma caneta-tinteiro, criada a partir de titânio leve (incomum para a empresa) e carrega alguns elementos estilísticos e tecnológicos exclusivos de ambas as marcas.

O carro que inspirou a colaboração é o Ferrari Daytona SP3 2021, o segundo carro da edição limitada da série Icona de carros esportivos V12 com motor central da Ferrari. A forma escavada em túnel de vento do SP3 dá a ele uma aparência dramática e dinâmica, e os acentos forrados da caneta são tirados diretamente das formas de ripas horizontais nos para-choques dianteiro e traseiro do carro (que por sua vez fazem referência à Ferrari Testarossa da década de 1980). “Sempre que começamos a projetar uma nova Ferrari, criamos formas abstratas que não necessariamente têm quatro rodas”, explica Manzoni.

Despojado das exigências da aerodinâmica, o Stilema SP3 é uma evocação pura desse processo de busca de formas. “Toda Ferrari contém tecnologia, inovação e desempenho, mas também beleza”, diz o designer. “É uma mistura de ciência e arte. A inovação também é fundamental para o design. A Montblanc compartilha esses valores”. O nome, Stilema, significa ‘estilo’, refletindo os principais elementos de design que tornam um objeto instantaneamente identificável com seu criador, seja uma caneta-tinteiro ou um carro esportivo.

“Embora um instrumento de escrita tenha uma função e construção completamente diferentes de um carro, nosso objetivo era criar um instrumento de escrita que se alinhasse perfeitamente com a filosofia e a linguagem de design do Cavalo Empinado, mesmo antes de suas qualidades técnicas serem reveladas”, disse o CEO da Montblanc , Nicolas Baretzki.

A característica definidora da caneta, a lâmina vermelha, levou ‘meses de pesquisa’, de acordo com Manzoni, que descreve o material como parecendo ‘como se estivesse iluminado’. Manzoni observa que uma caneta é um objeto extremamente equilibrado, com função bem-sucedida definida quase inteiramente pela ergonomia. A lâmina desliza para trás para revelar o mecanismo de preenchimento oculto e foi especialmente desenvolvida em colaboração com a Montblanc. É diferente de tudo que já foi usado em uma caneta e confirma a crença de Manzoni de que ‘não há design sem inovação’.

A caneta também inclui uma pena artesanal de ouro branco Au 750, projetada para ser perfeita para escrever e esboçar. “Nosso foco não era apenas a fluidez da forma, mas também da função, enfatizando a sensação excepcional de segurar uma caneta-tinteiro de alto calibre”, diz Manzoni. ‘Não apenas a tinta é fluida, mas a caneta suporta os movimentos rápidos da mão enquanto escreve, permitindo que os pensamentos fluam sem impedimentos.’

O logotipo do Cavalo Empinado da Ferrari é gravado a laser na tampa, enquanto o emblema tradicional da Montblanc também é feito de ouro branco. O corpo em si exala uma solidez monolítica, com a seção em forma de trapézio ligeiramente arredondado, completo com superfície achatada para mantê-lo alinhado corretamente quando não estiver em uso. ‘Não é uma caneta para o bolso, mas uma caneta para a mesa ‘, diz Manzoni. ‘Assim como a Ferrari, a Montblanc cria objetos excepcionais de ciência e beleza. Trata-se de obter esse equilíbrio correto para criar algo realmente puro.’

Montblanc Ferrari Stilema SP3, disponível mediante acordo especial, detalhes em www.montblanc.com, www.ferrari.com