Vivienne Westwood é inspiração de Jacobs para coleção de inverno 2023 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vivienne Westwood é inspiração de Jacobs para coleção de inverno 2023

Depois de três anos, Marc Jacobs apresentou na Park Avenue Armory esta semana sua nova coleção que faz uma homenagem a Vivienne Westwood dizia “a moda melhora a vida e acho que é uma coisa adorável e generosa de se fazer por outras pessoas”. Para prestigiar a estilista, que morreu em dezembro aos 81 anos, quando faleceu, Jacobs usou o seu cabelo loiro descolorido em pontas e uma camisa de botão com as palavras: “Seja razoável, exija o impossível”.

Apesar de Jacobs tem muitos heróis – Yves Saint Laurent, Rei Kawakubo, Miuccia Prada, por exemplo -, mas a “madrinha do punk” está no seu topo e, por isso, utilizou algumas das silhuetas românticas que Westwood extraiu de pinturas de velhos mestres, com suas anquinhas e corpetes, que ganharam um toque de fartura militar, pesadas nos bolsos cargo. Jacobs recriou seus volumes característicos transformando uma camisa em uma saia e amarrando as mangas nas costas, ou vestindo modelos em jaquetas de cabeça para baixo, bainhas emoldurando dramaticamente seus rostos.

Algumas das modelos passaram com os braços cruzados, representando a audácia desafiadora de Westwood. A propósito, vire essas jaquetas de cabeça para cima e você verá algumas roupas de primeira. Casacos compridos com retalhos geométricos de colchas podem não ser de linhagem direta, mas seu estilo DIY combina com o espírito punk de Westwood. São peças especiais, não preciosas por causa dos materiais que Jacobs usou – na verdade, pareciam bastante humildes -, mas por causa de seu notável trabalho manual.

Para entregar a coleção de inverno 2023, o designer abriu mais uma vez suas referências nesta coleção com detalhes em patchwork e tricôs cortados e torcidos para avultar os seios. O styling segue o mood referencial, com camisas transformadas em saias, com as mangas amarradas acima da cintura, jaquetas vestidas de promontório cabeça, com as barras servindo de caixilho para os rostos das modelos, e as camadas e mais camadas de peças volumosas, tipos os casacos utilitários cobertos de cristais Swarovski, enrolados no conselho (uma estampa quão neste instante tá perto virando sinal registrada dessa novidade etapa do designer).